[ editar artigo]

Dados, a nova riqueza

Dados, a nova riqueza

A expressão "Dados são o novo Petróleo" tem sido muito utilizada nos últimos anos por executivos do mundo inteiro. Apesar de estar meio "batida", acredito que representa muito bem a real dimensão e força dos dados no momento atual. Antes da Era Digital, dados eram difíceis de se obter e complicados de serem utilizados pelas empresas. Hoje, somos bombardeados o tempo todo por dados e informações.

Os dados são gerados em quantidades gigantescas a toda hora e em qualquer lugar. Mas será que estamos preparados para pensar sistematicamente, entender esses dados e tomar decisões a partir deles?

Passamos por alguns momentos que aceleraram essa quantidade imensa de dados produzidos e disponíveis hoje como a democratização do wi-fi, o aumento da acessibilidade aos smartphones, que trouxe mais tempo de conectividade, e o amplo uso das redes sociais escalando significativamente a produção de dados.

Agora estamos entrando num novo momento onde praticamente tudo ao nosso redor (até mesmo nossas roupas e acessórios) será uma fonte de geração de dados. É a era da Internet das Coisas, que trará um aumento no nível de conectividade e no número de dados gerados nunca visto antes. E além do processo natural que já estava sendo seguido, a Covid-19 acelerou ainda mais a transformação digital da sociedade, aumentando a quantidade de informações diárias pelas quais somos impactados. A sociedade precisou se conectar e ir para o mundo on line, mesmo os que não estavam presentes no mundo on line.

Mas mais importante do que ter acesso aos dados é saber analisá-los de forma correta. A inteligência por trás deles é que determina seu maior valor pois, a partir dela, são extraídas as descobertas capazes de transformar a realidade não só das empresas, mas de diferentes mercados.

E a  realidade hoje é que os profissionais e as empresas têm acesso a milhares de dados, mas ainda não estão preparados para analisá-los e utilizá-los para alavancar o crescimento do seu negócios. Ser capaz de compreender o fluxo de dados da sua empresa garante que as decisões tomadas serão ágeis, confiáveis e assertivas. Dessa forma, empresas e profissionais precisam, cada vez mais, serem alfabetizados em dados para falar de fato essa língua, e assim, conseguir usá-los em seu potencial máximo.

Precisamos criar uma sociedade com uma cultura analítica. E vou mais além, acredito que precisamos treinar essas habilidades desde a nossa infância, exercitando uma nova forma de pensar para poder usar a ciência e os dados como fortes aliados.

Marketing na Era Digital
Luciana Mangoni
Luciana Mangoni Seguir

Publicitária, com mais de 18 anos experiência em Agências de Publicidade e na área de Marketing em Empresas. Buscando me atualizar e aprofundar cada vez mais no Marketing Digital.

Ler conteúdo completo
Indicados para você