[ editar artigo]

Educação Midiática na Smart Era

Educação Midiática na Smart Era

Léo Xavier diz que a economia digital nos anos 2000 era baseada em sites, nos anos 2010, domínio era dos apps e a tendência para os anos 2020 é a inteligência artificial, o que ele chama de Smart Era.

A chegada do 5G irá acelerar as possibilidades de conexão, acontecendo uma inteligentização, ampliação da nossa inteligência com o uso dos aparelhos smarts. Smart TVs, smartphones, smart speakers, smart watches estão entre nós. São bons exemplos do que vem por aí.

Com tantas possibilidades, o consumidor também fica smart, mais esperto. Ele se torna menos tolerante e para as empresas fica mais desafiante. As marcas precisam acompanhar essa tendência.

E como preparar as crianças para este novo momento? A resposta está na Educação Midiática. Muitos acreditam que pelo simples fato da geração atual ter nascido convivendo com a tecnologia, os chamados nativos digitais, já indica que eles dominam a internet e tudo que ela proporciona. Mas não é assim. Eles precisam de orientação para utilizar da melhor forma, lidar com esse universo de informações de forma crítica, com cuidados para convivência e aproveitando seu poder transformador. A inteligentização vem não só da utilização da tecnologia. É necessária uma educação para a Smart Era.

O movimento da Educação Midiática defende que ela deve ser utilizada como uma camada em todas as disciplinas. Podemos aprender muito com as mídias, precisando desenvolver este olhar no professor para conduzir os alunos.

A ampliação da nossa inteligência passa por entender o momento que vivemos e utilizar a tecnologia para melhorarmos como humanidade. Um smart planeta é possível.

Imagem: Freepik

Marketing na Era Digital
Leandra Gomes Gonçalves
Leandra Gomes Gonçalves Seguir

Publicitária e RP, com especializações nas áreas de Psicologia e Educação. Mais de 20 anos de experiência em departamentos de Marketing, trabalhando atualmente como professora. Descobrindo na prática que Comunicação e Educação tem muito em comum.

Ler conteúdo completo
Indicados para você