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Gamificação: sua marca precisa entrar nessa batalha!

Gamificação: sua marca precisa entrar nessa batalha!

O mundo vem passando por uma evolução drástica e que vem sendo denominado de mundo BANI. Ele apresenta fragilidade e ansiedade devido às incertezas com que nos deparamos no dia a dia.

Outro fator é a não linearidade representada pela constante mudança e várias ações que ocorrem de forma simultânea e por fim, o incompreensível, que se refere a perda de conexão com a realidade e a dificuldade de compreender o mundo.

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Diante dessa nova realidade, em que o consumidor se apresenta mais frágil, ansioso, não linear e incompreensível, as organizações precisam buscar oportunidades e soluções para minimizar esses efeitos negativos e assim, criar maior engajamento às suas marcas.

Uma estratégia que gera impacto na interação dos consumidores com as marcas é por meio da gamificação que se trata da aplicação de técnicas de desenho de jogos nas mais diversas áreas.

A condição da fragilidade pode ser trabalhada por meio da criação de jogos que estimulem a autoestima, a resiliência e a colaboração. O sentimento da ansiedade pode ser minimizado com jogos que despertem a empatia, a identificação e a concentração no momento presente.

O não linear pode ser aprimorado num jogo por meio de histórias não lineares e interativas que estimulem a flexibilidade e a adaptação às mudanças. E por fim, o incompreensível, que pode ser trabalhado por meio de estímulos da intuição, como também da criação de diferentes histórias num único jogo, assim o usuário pode perceber que não precisa compreender o jogo em sua totalidade e isso não afetará no resultado final.

Os jogos são atividades instintivas que acompanham a humanidade desde os tempos primórdios. Dessa forma, a gamificação apresenta-se como uma ferramenta valiosa para gerar engajamento do público alvo.

Marketing na Era Digital
ELISÂNGELA DA SILVA ROCHA
ELISÂNGELA DA SILVA ROCHA Seguir

Administradora (UNIVALI), Especialista em Gerenciamento de Marketing (FURB/INPG), Mestre Engenharia de Produção (UFSC) e Doutora em Turismo e Hotelaria (UNIVALI) com período sanduíche na Universidade Rovira I Virgili, Espanha.

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