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3 vantagens sobre criar estratégias de gamificação

3 vantagens sobre criar estratégias de gamificação
Jainara Viana
dez. 8 - 3 min de leitura
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O isolamento social, decorrente da pandemia, possibilitou o aumento do mercado de games, e só neste ano o setor pretende faturar cerca de US$ 159 bilhões. Uma ótima oportunidade para empresas que desejam investir em publicidade para o público-alvo desse segmento.

Neste artigo, são explanados alguns conceitos e diferenciais dessa área que vão ampliar seu conhecimento acerca de gamificação.

O que é gamificação?

Kotler, Kartajaya, Setiawan (2017) definem como:

A gamificação – o uso de princípios dos jogos em contextos alheios ao jogo – é um método poderoso de aumentar o engajamento dos consumidores.

Essa tática é mais eficaz para engajar com o público-alvo, já que os usuários passam um bom tempo interagindo com seus jogos e retomam frequentemente a eles, segundo Gabriel e Kiso (2020). Eles esclarecem também que outra vantagem em se beneficiar dessa estratégia é que o profissional de marketing pode usar qualquer tecnologia aplicável a jogos, como redes sociais, realidade aumentada, etc. Por exemplo,  o jogo de Candy Crush do Facebook:

                                                                Imagem: King

Conheça 3 vantagens sobre criar estratégias de gamificação:

Diferencial competitivo

Gera um diferencial competitivo ao negócio! Atualmente, o mercado está fortemente aquecido com várias empresas investindo no ambiente digital, logo, conseguir engajamento nesse cenário tornou-se um grande desafio. Por meio dos games, é possível alcançar esse objetivo de forma mais assertiva para, então, conseguir novos compradores e defensores fiéis da marca. Portanto, a gamificação surge como uma boa proposta para quem deseja se destacar frente as ações de marketing nesse ambiente.

Amplia o potencial de alcance

A possibilidade de gerar Buzz marketing, disseminação de conteúdo entre consumidores, nesse cenário é maior. As pessoas que desfrutam de uma boa experiência com a marca dentro do videogame acabam compartilhando com os amigos e em suas redes sociais, o que aumenta a potencialidade do alcance da marca.

Facilita a coleta de dados significantes

A gamificação é uma forma inteligente de coletar informações sobre os clientes. Faz com que o usuário se mantenha ativo, armazena dados, analisa o comportamento de compra do jogador, etc.

Case de sucesso

Um case relevante para esse segmento foi o da marca Wendy’s no jogo Fortnite. Na campanha, a avatar declarou ‘’guerra à carne congelada’’, destruindo vários freezers, isso para divulgar que a empresa não fazia esse tipo trabalho, por vender produtos frescos.

O resultado da campanha foi de um aumento de 119% nas menções nas redes sociais e 1,5 milhão de minutos de visualização no Twitch, site de streaming para vídeo game, no momento do jogo, além de ser premiada pelo Cannes Lions, Festival de Criatividade de Cannes. Acompanhe:

 


 

Referências

Imagem 1: site The Drum 

GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Ed. 2. São Paulo: Atlas, 2020.   

KARTAJAYA, Hermavan; SETIAWAN, Iwan; KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Ed. 1. São Paulo: Sextante, 2017.

https://glamurama.uol.com.br/industria-de-games-cresce-na-pandemia-e-deve-arrecadar-us-159-bi-em-2020-mais-que-a-musica-e-o-cinema-juntos/

https://rockcontent.com/br/blog/gamification/

http://www.digitaltrainingacademy.com/casestudies/2019/07/cannes_lions_winner_wendys_wins_social_top_prize_for_keeping_fortnite_fresh_campaign.php


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