O isolamento social, decorrente da pandemia, possibilitou o aumento do mercado de games, e só neste ano o setor pretende faturar cerca de US$ 159 bilhões. Uma ótima oportunidade para empresas que desejam investir em publicidade para o público-alvo desse segmento.
Neste artigo, são explanados alguns conceitos e diferenciais dessa área que vão ampliar seu conhecimento acerca de gamificação.
O que é gamificação?
Kotler, Kartajaya, Setiawan (2017) definem como:
A gamificação – o uso de princípios dos jogos em contextos alheios ao jogo – é um método poderoso de aumentar o engajamento dos consumidores.
Essa tática é mais eficaz para engajar com o público-alvo, já que os usuários passam um bom tempo interagindo com seus jogos e retomam frequentemente a eles, segundo Gabriel e Kiso (2020). Eles esclarecem também que outra vantagem em se beneficiar dessa estratégia é que o profissional de marketing pode usar qualquer tecnologia aplicável a jogos, como redes sociais, realidade aumentada, etc. Por exemplo, o jogo de Candy Crush do Facebook:
Imagem: King
Conheça 3 vantagens sobre criar estratégias de gamificação:
Diferencial competitivo
Gera um diferencial competitivo ao negócio! Atualmente, o mercado está fortemente aquecido com várias empresas investindo no ambiente digital, logo, conseguir engajamento nesse cenário tornou-se um grande desafio. Por meio dos games, é possível alcançar esse objetivo de forma mais assertiva para, então, conseguir novos compradores e defensores fiéis da marca. Portanto, a gamificação surge como uma boa proposta para quem deseja se destacar frente as ações de marketing nesse ambiente.
Amplia o potencial de alcance
A possibilidade de gerar Buzz marketing, disseminação de conteúdo entre consumidores, nesse cenário é maior. As pessoas que desfrutam de uma boa experiência com a marca dentro do videogame acabam compartilhando com os amigos e em suas redes sociais, o que aumenta a potencialidade do alcance da marca.
Facilita a coleta de dados significantes
A gamificação é uma forma inteligente de coletar informações sobre os clientes. Faz com que o usuário se mantenha ativo, armazena dados, analisa o comportamento de compra do jogador, etc.
Case de sucesso
Um case relevante para esse segmento foi o da marca Wendy’s no jogo Fortnite. Na campanha, a avatar declarou ‘’guerra à carne congelada’’, destruindo vários freezers, isso para divulgar que a empresa não fazia esse tipo trabalho, por vender produtos frescos.
O resultado da campanha foi de um aumento de 119% nas menções nas redes sociais e 1,5 milhão de minutos de visualização no Twitch, site de streaming para vídeo game, no momento do jogo, além de ser premiada pelo Cannes Lions, Festival de Criatividade de Cannes. Acompanhe:
Referências
Imagem 1: site The Drum
GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Ed. 2. São Paulo: Atlas, 2020.
KARTAJAYA, Hermavan; SETIAWAN, Iwan; KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Ed. 1. São Paulo: Sextante, 2017.