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3 vantagens sobre criar estratégias de gamificação

3 vantagens sobre criar estratégias de gamificação

O isolamento social, decorrente da pandemia, possibilitou o aumento do mercado de games, e só neste ano o setor pretende faturar cerca de US$ 159 bilhões. Uma ótima oportunidade para empresas que desejam investir em publicidade para o público-alvo desse segmento.

Neste artigo, são explanados alguns conceitos e diferenciais dessa área que vão ampliar seu conhecimento acerca de gamificação.

O que é gamificação?

Kotler, Kartajaya, Setiawan (2017) definem como:

A gamificação – o uso de princípios dos jogos em contextos alheios ao jogo – é um método poderoso de aumentar o engajamento dos consumidores.

Essa tática é mais eficaz para engajar com o público-alvo, já que os usuários passam um bom tempo interagindo com seus jogos e retomam frequentemente a eles, segundo Gabriel e Kiso (2020). Eles esclarecem também que outra vantagem em se beneficiar dessa estratégia é que o profissional de marketing pode usar qualquer tecnologia aplicável a jogos, como redes sociais, realidade aumentada, etc. Por exemplo,  o jogo de Candy Crush do Facebook:

                                                                Imagem: King

Conheça 3 vantagens sobre criar estratégias de gamificação:

Diferencial competitivo

Gera um diferencial competitivo ao negócio! Atualmente, o mercado está fortemente aquecido com várias empresas investindo no ambiente digital, logo, conseguir engajamento nesse cenário tornou-se um grande desafio. Por meio dos games, é possível alcançar esse objetivo de forma mais assertiva para, então, conseguir novos compradores e defensores fiéis da marca. Portanto, a gamificação surge como uma boa proposta para quem deseja se destacar frente as ações de marketing nesse ambiente.

Amplia o potencial de alcance

A possibilidade de gerar Buzz marketing, disseminação de conteúdo entre consumidores, nesse cenário é maior. As pessoas que desfrutam de uma boa experiência com a marca dentro do videogame acabam compartilhando com os amigos e em suas redes sociais, o que aumenta a potencialidade do alcance da marca.

Facilita a coleta de dados significantes

A gamificação é uma forma inteligente de coletar informações sobre os clientes. Faz com que o usuário se mantenha ativo, armazena dados, analisa o comportamento de compra do jogador, etc.

Case de sucesso

Um case relevante para esse segmento foi o da marca Wendy’s no jogo Fortnite. Na campanha, a avatar declarou ‘’guerra à carne congelada’’, destruindo vários freezers, isso para divulgar que a empresa não fazia esse tipo trabalho, por vender produtos frescos.

O resultado da campanha foi de um aumento de 119% nas menções nas redes sociais e 1,5 milhão de minutos de visualização no Twitch, site de streaming para vídeo game, no momento do jogo, além de ser premiada pelo Cannes Lions, Festival de Criatividade de Cannes. Acompanhe:

 


 

Referências

Imagem 1: site The Drum 

GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Ed. 2. São Paulo: Atlas, 2020.   

KARTAJAYA, Hermavan; SETIAWAN, Iwan; KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Ed. 1. São Paulo: Sextante, 2017.

https://glamurama.uol.com.br/industria-de-games-cresce-na-pandemia-e-deve-arrecadar-us-159-bi-em-2020-mais-que-a-musica-e-o-cinema-juntos/

https://rockcontent.com/br/blog/gamification/

http://www.digitaltrainingacademy.com/casestudies/2019/07/cannes_lions_winner_wendys_wins_social_top_prize_for_keeping_fortnite_fresh_campaign.php

Marketing na Era Digital
Jainara de Jesus Viana Silva
Jainara de Jesus Viana Silva Seguir

Publicitária, especialista em Gestão de Marketing. Atualmente, trabalho com consultoria em marketing digital, gestão de redes sociais e direção de arte na MKT Consultoria & Design.

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