A Inteligência Artificial já faz parte de nossa realidade e compartilha da rotina diária de modo tão sutil que chega ser percebida como algo natural ao ser humano e assim será cada vez mais para as novas gerações.
Inteligência é a capacidade de processar fluxos de informação para alcançar objetivos otimizando recursos.
Antes de tudo é importante destacar que a capacidade de aprendizado está associada à exposição à informação, cenários e tomadas de decisão, funciona como um músculo que precisa de exercício para continuar desenvolvendo e refinando suas capacidades de processamento.
Então a expansão dos sistemas de inteligência artificial está diretamente associada à geração e monitoramento dos hábitos de consumo e interesses das pessoas, seja na navegação via desktop, aplicativos, acessórios inteligentes (smartwatches, roupas, tênis, óculos, veículos e tudo mais que colete informações de uso) principalmente através dos dispositivos móveis, que monitoram cada ação física ou digital 24h por dia.
A ascensão dos sistemas digitais inteligentes (Inteligência Artificial) associados à abundância cada vez maior de dados disponíveis (Big Data) gerados pela internet das coisas (IoT), permite a automação de processos de informação cada vez mais precisa para o conhecimento do comportamento do consumidor/cliente, antes mesmo do surgimento da necessidade ou desejo.
Na Inteligência Artificial existem 3 estágios:
Machine Learning: quando as máquinas aprendem através do comportamento humano. Ex: Bots, Siri, Cortana, Alexa entre outros;
Machine Intelligence: quando a máquina inicia processos de autoaprendizado através de tentativas e erros baseados nos dados comportamentais anteriormente coletados em redes de aprendizados por camadas, como o deep learning - aprendizado de máquina;
Machine Counciousness: quando a máquina tem a capacidade de interagir e decidir de acordo com a situação e estímulo recebido, mesmo sem um histórico de experiência. Utilizará do cruzamento de diferentes fontes para identificação da possível solução.
Os humanos são essencialmente caracterizados pelo pensamento crítico e a complexidade de emoções, sua capacidade de autonomia, inteligência, adaptação (neuroplasticidade), habilidade lógica e reconhecimento de fala.
Conheça as 9 vantagens das ferramentas baseadas em IA quando comparadas à inteligência humana:
Aplicação lógica;
Automação e trabalhos repetitivos;
Foco (uma tarefa por vez);
Capacidade de volume de processamento;
Velocidade;
Razão;
Conectividade;
Atualização imediata;
Criatividade para geração de oportunidades
Quando se fala em IA é necessária uma visão mais ampla deste universo e seu desdobramento prático para a utilização das novas tecnologias envolvidas.
O Universo da Inteligência Artificial e o Agora:
IOT: são os sensores do mundo na captação de informações do comportamento humano. Fontes de captura dos dados para o BIG DATA;
Big Data: o cojunto de informação que alimenta a IA e permite seus processamentos através das diferentes camadas de aprendizado;
Block Chain: são transações descentralizadas através de registros independentes (evita fobótica: são os corpos comandados pela AI;
Nanotecnologia: mudanças de estado/estruturas físicas reais;
3D: reprodução rápida de estruturas físicas sem a necessidade de plantas industriais;
Quantum Computing: acesso à velocidade nos processamentos até então impossíveis há pouco tempo atrás.
Para onde vamos?
A tecnologia caminha para o fator do transhumanismo, onde a integração humana com as máquinas será uma realidade, para qual espera-se em breve um link direto com os computadores e o cérebro humano. Na singularidade tecnológica não há predição sobre o que acontecerá com exato grau de certeza, apenas de que a evolução está cada vez mais acelerada.
A inteligência Artificial aplicada ao Marketing
O ponto a ser discutido está na possibilidade e capacidade de automação para conhecimento do perfil do cliente. Esse contexto favorece não apenas a criação de estratégias mais efetivas para atração, conversão, retenção e fidelização, como também, aumenta consideravelmente o potencial de personalização em massa e a predição de comportamentos a fim do maior alcance para os resultados comerciais.
Oportunidades para o Marketing
Atendimento ao cliente sem interação humana;
Smart speaker: voz;
Personalização e segmentação na entrega de conteúdos/ofertas para o público. Smart Content;
Competitividade via smart price;
Mídia programática;
Busca por voz;
Segmentação preditiva;
Aumento de receita via ações de em-mail marketing;
Chatbot;
Vídeo Marketing;
Pagamentos via voz;
Identificação de público e identidade dos clientes;
Automação de Marketing;
Reconhecimento facial;
Influenciadores digitais devido alta taxa de engajamento.
Tudo o que puder ser automatizado será, pois a eficiência e disponibilidade superam os modelos sociais que estejam desatualizados.
Os Desafios:
Rápida velocidade nos lançamentos e novas tecnologias;
Baixa velocidade na adoção e mudança de cultura empresarial;
Investimento e falta de estratégia;
Dados desatualizados sobre os clientes e falta de integração;
Tecnologias desatualizadas.
A presença do Marketing em todas as áreas da sociedade oferece uma vasta gama de aplicações, cabendo ao profissional a responsabilidade do acompanhamento do que acontece no mercado de tecnologia, a análise de cenários e possíveis impactos e benefícios através da rápida implantação.
Vivemos na era onde a vantagem de hoje é cada vez mais fugaz, mas se você não escolher o caminho da inovação em breve não haverá caminho a seguir.
Por
Fabrício Alencar Pereira
Gestor de Planejamento e Fundador da Marketing Ways, Empresa de Consultoria em Marketing Estratégico, Branding, e-commerce e Comunicação Integrada, seus subsistemas e influências sobre os negócios com foco no crescimento de receita e valor de marca.