Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Marcar Presença no Digital

Marcar Presença no Digital
Mariangela Basoli
jul. 22 - 3 min de leitura
000

Existe um termo antigo, que ouvia de meus pais, “Cresça e Apareça”. Será que é assim no Digital também? O que é necessário para aparecer e marcar presença no digital? Todos sabem que a presença digital ocorre por meio do conteúdo. Mas qual tipo de conteúdo?E qual a embalagem que vai conter este conteúdo?

Sabemos que para ter uma boa presença digital é muito importante entender que além do conteúdo existe a necessidade de uma apresentação adequada desse conteúdo, seja qual for, e isso envolve a combinação de três áreas.

A primeira delas, é o próprio marketing, que de alguma maneira representa o nosso posicionamento com os objetivos que a gente quer com a presença digital. Em seguida vem a tecnologia, a forma como você vai se expressar dentro deste universo, então de alguma maneira temos que conhecer as Tecnologias, porque a tecnologia oferece a estrutura ideal para que esses objetivos de marketing sejam implementados na presença digital. E por último o design, como esse posicionamento vai ser apresentado para que o cliente tenha uma boa experiência, e possamos alcançar nosso público. Porque essas três coisas vão culminar na experiência que nós queremos dar ao nosso usuário, dar ao nosso cliente.

Mas o que tenho percebido, e que se potencializou neste último ano, é que muitas vezes a pessoa começa a se preocupar com a tecnologia, sem ter ideia dos fundamentos de Marketing e sem ter se preocupado com a experiência que quer passar. Então não tem um objetivo claro, não tem ideia do que quer entregar e não pensa na experiência como um todo, simplesmente adota uma ação aleatória, porque um concorrente fez, porque é legal, ou porque está em alta.

E de novo lembro de uma frase da infância: “Você não é todo mundo!”. Então porque todo mundo está fazendo, esta é a única solução? É muito desafiador para mim, por exemplo, que estou muito ligada ao físico, ao analógico, ao contato pessoal ao vivo nos atendimentos, nos grupos, integrar essas experiências ao mundo digital e construir uma presença que traduza esse trabalho. O contato é outro, a energia é outra, e a exigência é outra, necessitando de uma adaptação de todo um processo. Sei que essa é uma de minhas dores.

Sinto que não é apenas marcar presença em redes sociais, ou montar um blog, ou criar um perfil, ou fazer uma Live, porque há uma responsabilidade neste conteúdo a ser disponibilizado, na construção dessa presença e na exposição que isso representa. Mas também sei que dentro de tudo isso há um mundo de oportunidades para alcançar mais pessoas e transmitir um conhecimento que pode ser transformador e que pode colaborar com o crescimento delas, por meio da experiência do autoconhecimento.

Penso que é por isso que estou aqui, para entender como marcar minha presença, como crescer e aparecer, sem ter que fazer igual a todo mundo, entendendo os processos, as tecnologias, mas sendo fiel aos meus propósitos e traduzindo isso numa experiência que seja transformadora para meus clientes.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você