O que é marketing? É a primeira questão a ser respondida para chegar ao fundo da pergunta acima.
Segundo Philip Kotler, pai do marketing: “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.”
Então mais do que uma simples oferta, o marketing envolve um estudo aprofundado para identificar necessidades e desejos não preenchidos.
Mas nem todo ser humano tem necessidades iguais, e é por isso que no marketing são definidos ‘padrões’ ou características de um grupo de pessoas para focar a campanha. Os chamados público-alvo e persona.
Ao chegar neste ponto, vem a resposta da pergunta acima.
O marketing trabalha focado em um público, então não está “tentando” vender para todo mundo, está focado em: gerar valor, suprir desejo ou resolver uma dor de um grupo de pessoas específicas que já possuem aquela dor ou desejo.
O marketing que quer “vender” para todo mundo, acaba não vendendo para ninguém.
É como aquele velho ditado, tente agradar a todos e não agradará a ninguém.
Marketing não vende para todo mundo, vende para quem está direcionada
a campanha!
O segredo do sucesso das campanhas de marketing é o estudo
de público, pesquisa de mercado, análise de dados e aprimoramento constante...
O marketing não para!