[ editar artigo]

Marketing no Pinterest

Marketing no Pinterest

O que é o Pinterest?

Pinterest é uma plataforma de descoberta visual, onde você tem acesso a receitas, dicas, tutoriais, inspirações e um universo de opções.

Nele, você consegue desenvolver vários tipos de estratégias para sua marca, basta conhecer seu público e compreender sobre seus interesses. Tendo em vista isso, é necessário criar um planejamento estratégico.

Pinterest business

Como nas redes sociais, o Pinterest permite você ter um perfil business e para isso é importante criar uma conta comercial. Nela, você poderá ter acesso ao Pinterest Analytics, onde estão disponíveis dados importantes sobre seu desempenho na plataforma, como estatísticas sobre os pins (marcador que salva aquilo que você gosta no Pinterest) e métricas sobre o engajamento.

Invista em conteúdo

Ótimo canal para publicar infográficos, comparativos, tutoriais e produtos variados. Segundo Bruna Toni, eles podem ser postados em formatos variados:

- Pin padrão: São os mais simples, costumam ter: imagem, título, descrição e link.                                         (Imagem do Pinterest da Natura)

 

- Pin Carrossel: Coleções onde você poderá utilizar até cinco imagens, entenda:

 

- Pin de vídeo: De no mínimo 4 segundos e no máximo 15 minutos.

Desenvolva estratégias

Crie objetivos, metas e ideais para sua empresa, assim será melhor para desenvolver suas ações.

Uma método muito usado com a plataforma é o pincode (citei várias dicas sobre ele em ''Como o PinCode do Pinterest pode ajudar o seu negócio?'')

Pontos chaves para obter bons resultados no Pinterest, tanto para os usuários alcançarem seu conteúdo, como para ter uma boa navegabilidade para as páginas de destino, são a composição de uma boa descrição para seu conteúdo e a usabilidade de um link embedado, não reduzido (links encurtados fazem com que os boots do canal não entendam o que você está desejando passar para seu público e desta forma não otimizam a entrega).

Case de sucesso

A marca TudoGostoso,  principal site de comida do Brasil, entrou para a plataforma em 2015, por seu segmento ser a maior categoria do Pinterest, além do aplicativo oferecer um layout diferenciado para os usuários, com lindas fotos. Desta forma, resolveu inspirar seu público e divulgar diversos tipos de receitas.

                                            (Imagem com direitos reservados)

A campanha do TudoGostoso teve como objetivos reconhecimento de marca e
ações on-line. Acompanhe o resultado:

O Pinterest ajudou o TudoGostoso a expandir sua comunidade de uma maneira muito importante. Em outubro de 2017, o Pinterest forneceu 20% do tráfego social, em comparação com apenas 5% em outubro de 2016. O número de acessos mensais provenientes do Pinterest também aumentou exponencialmente: 11 vezes no mesmo período de um ano. O TudoGostoso credita ao Pinterest a ajuda para alcançar pessoas interessadas em culinária além das fronteiras do Brasil: pessoas nos EUA e em outros países, falantes do inglês, do espanhol e muito mais.

O sucesso foi tão grande que o site da empresa triplicou o tráfego para o site, por meio do Pinterest, e aumentou o envolvimento com as pessoas 11 vezes em um ano com os Pins de receitas.

E aí, gostou do artigo? Compartilhe sua experiência com essa mídia social nos comentários.

 

 

 


Referências

https://help.pinterest.com/pt-br/guide/all-about-pinterest

https://business.pinterest.com/pt-br/

https://business.pinterest.com/pt-br/success-stories/tudogostoso

 Video gif - Pinterest

Marketing na Era Digital
Jainara Viana
Jainara Viana Seguir

Publicitária, especialista em Gestão de Marketing. Atualmente, atuo como assistente de marketing, trabalhando com planejamento, produção de conteúdo, gestão de redes sociais e apoio as atividades de endomarketing.

Ler conteúdo completo
Indicados para você