Até um tempo atrás se algum me dissesse que o marketing viraria um estopim para pessoas despreparadas eu acharia que era mentira. A publicidade e propaganda tudo bem, isso foi dito na universidade e víamos acontecer diariamente. Mas o marketing é uma área abrangente demais, inclui muitas outras teorias, técnicas e áreas da comunicação que parecia impossível isso acontecer.
Eis que surge o marketing no ambiente digital e todos os conceitos primários do marketing viraram pó. Análise Swot, os 4 P’s de marketing, promoção de vendas, análise de macroambiente tudo parece teoria sem importância para quem acaba de chegar.
Martha Gabriel, fantasticamente afirma em alto e bom som que o que mudou foi o ambiente. Marketing no AMBIENTE digital, mas o que vemos é um trabalho sendo realizado por gente amadora que não quer passar pela teoria, acha que o mundo digital virou uma Disneylândia para ganhar dinheiros e acabam fazendo o que defini como desMarketing, ou seja, desserviço do marketing, um desmerecimento da profissão, um desrespeito ao cliente.
Somado a tudo isso o resultado não aparece e aí o que vemos é um emaranhado de pessoas que leram Philip Kotler ou Peter Drucker sem a compreensão devida ensinando outros que não possuem noção alguma de quem são esses sujeitos.
O digital tem pressa, os clientes têm pressa, os falsos profissionais têm pressa. Tudo muda rapidamente no algoritmo, nas plataformas, o que não muda é entender que marketing é sempre marketing, apenas precisando do entendimento do profissional para aplicar na prática todos os conceitos essenciais analisando o ambiente digital com suas particularidades, sem esquecer o mercado como um todo.