Marketing, sempre foi marketing, na sua essência, simples e puro!
Sempre comento com clientes e alunos que a palavra marketing vem antes do digital toda vez que estes pronunciam a expressão "marketing digital”. É preciso pensar estratégia antes de pensar em operacionalizar. Essa é uma boa e antiga regra válida para a atualidade.
Uma das estratégias de marketing utilizadas como base para ação são os 4Ps que originalmente começaram como quatro, e já sofrearam suas adaptações, mas na essência sempre possuem a mesma funcionalidade: apresentar as opções estratégicas promovidas por pessoas e instituições para criar, comunicar, distribuir, entregar e gerenciar produtos e serviços por meio de uma troca ou transação, que sejam capazes de oferecer uma percepção de valor.
Mesmo que as necessidades, desejos e demandas sejam diferentes a essência dos 4Ps sempre será a mesma! Ao final é preciso que o ambiente de marketing perceba o valor dos produtos e serviços oferecidos e realizem a troca ou a transação.
E para que a troca e a transação seja concretizada é necessário que haja toda uma percepção lógica no processo de condução dessa essência. Esse processo é uma hierarquia de necessidades supridas.
- É necessário que se tenha necessidades ou desejos identificados, e ou um bem ou serviço a ser oferecido para que em seguida;
- Possamos realizar a promoção e levar ao conhecimento do mercado uma mensagem que nos diferencie ou nos torne únicos, para em seguida;
- Disponibilizarmos ao mercado pontos de contato, comodidade e as condições de acesso a estes bens e serviços;
- E para que isso funcione perfeitamente é preciso ter muito bem desenhado processos e procedimentos que garantam uma eficiência na operação que deve ir do fornecedor até o consumidor final.
- Contudo para que essa experiência funcione e surpreenda na forma como a promoção levou ao conhecimento do mercado, ainda se faz necessário garantir um atendimento eficaz que encante por meio de pessoas treinadas e habilitadas para entregar valor.
- Dessa forma chegamos ao momento da verdade, é o momento onde a mente do cliente confronta sua expectativa com a promessa feita pela promoção do bem ou serviço adicionada à vivência pela comodidade e conveniência em adquirir. Todo esse processo leva o nome de provas físicas, e se bem percebido pelo cliente vai levá-lo ao atendimento de suas expectativas ou a superação destas. Esse processo irá fazer com que;
- O valor da transação seja percebido e se mentalmente ele for maior do que os custos psicológicos a troca será justa e o preço será validado na mente do cliente ou mercado.
Ou seja, se em uma estratégia de marketing digital ou qualquer outra, não se conseguir traduzir os seus 4ps de forma que haja clareza, talvez esteja faltando marketing ao seu digital!