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Memória afetiva – a nossa influência inconsciente

Memória afetiva – a nossa influência inconsciente
Rebecca Boaventura
ago. 14 - 2 min de leitura
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Nossas memórias estão conectadas com cheiros, cores, tatos... E isso influencia muito em nosso consumo, e como agimos ao ver um comercial, ou uma vitrine. O nosso cérebro está ligado às nossas emoções.

A memória afetiva é aquela que faz com que procuremos inspirações em nossas lembranças, normalmente da infância, assim influenciando em nosso consumo.

Precisamos entender que este comportamento numa marca é importante para se posicionar ao consumidor. Estamos numa tendência bem forte de usar elementos antigos para os dias atuais, podemos até chamar de um movimento vintage. Mas isso realmente é ter uma memória afetiva nos produtos/serviços, exemplos dos eletrodomésticos marcantes dos anos 80/90, móveis com elementos naturais como fibra ou palha, casas com linhas mais curvadas, etc.

E na comunicação de uma marca, esse sentimento de afetividade, memória, deve ser explorado nas campanhas de vídeos e fotos. A divulgação de que um produto foi pensando para lembrar de algum elemento afetivo, traz um sentimento de empatia para esse possível consumidor. Ele se sente acolhido e faz com que ele relembre de alguma memória. Exemplo, uma cadeira de palha, que remete a muitas casas de mães/avós, algo muito comum que era auge nos anos 60/70 está retornando com tudo num grande mix de materiais, e isso faz com que a pessoa se comporte de forma nostálgica, de desejar este produto com palha na sua casa, fazendo com que lembre da sua infância.

No segmento de arquitetura e decoração é importante entender o comportamento do cliente e colocar alguma memória que tenha grande importância para ele. Pode ser com os elementos que remetam à infância, à ‘casa da vó’, a algum viagem, a algum país, a alguma cultura.


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