De acordo com o Spotify, o Brasil é o segundo maior mercado de podcasts do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O Consumo de podcast no Brasil tem crescido em uma média de 21% mensalmente desde janeiro de 2018.
Perfil dos ouvintes de podcast no Brasil
Segundo a Podpesquisa 2019, no cenário brasileiro há o predomino de ouvintes do sexo masculino, apontando um bom a aumento do público feminino em relação a 2018:
Imagem Podpesquisa 2019
A média de idade dos ouvintes de podcast é de 28 anos (variando de 20 a 34), possuem curso superior e são solteiros!
Imagem Podpesquisa 2019
Os cinco principais interesses e preferências são:
1° Cultura pop
2° Humor e comédia
3° Ciência
4° História
5° Política
Por que investir nesse tipo de mídia?
Uma poderosa ferramenta para conversão, engajamento e vendas! Outras vantagens são o baixo investimento em custo para produção; maior poder de fidelizar o público; o consumo de conteúdo desta mídia ocorre de forma mais facilitada, do que assistir um vídeo ou ler um artigo; possibilita a criação em formatos variados (debates, entrevistas, conversas informais, documentário, narração, etc.).
Quer conhecer mais sobre o mercado brasileiro de podcast? Acompanhe a pesquisa 2019 da ABPOD:
https://abpod.org/wp-content/uploads/2020/12/Podpesquisa-2019-Resultados.pdf
Referências
https://comunidade.rockcontent.com/roteiro-para-podcast/
https://issoai.com.br/7-motivos-para-investir-em-um-podcast-para-sua-empresa/
https://abpod.org/podpesquisa/
https://www.b9.com.br/116720/segundo-spotify-brasil-e-o-segundo-maior-mercado-de-podcasts-do-mundo/