Mobile Marketing é o termo que define as ações de marketing que buscam impactar usuários através de dispositivos móveis, sejam eles smartphones, tablets, notebooks, GPS, smartwatches etc.
O termo surgiu no começo da última década. Andreas Kaplan, professor de marketing na ESCP, definiu o termo em 2012: “Qualquer atividade de marketing realizada por meio de uma rede onipresente à qual os consumidores estão constantemente conectados usando um dispositivo móvel pessoal.”
O mobile marketing é uma das estratégias utilizadas no marketing digital, mas está cada vez mais relevante, levando-se em consideração que o número de usuários de smartphones cresce a cada ano.
Esse tipo de estratégia pode ser aplicada através de:
- SMS: através de mensagens curtas e objetivas as empresas podem divulgar notícias, enviar promoções, lançar campanhas para uma base de clientes.
- E-mails: com a base de contatos pode-se interagir com o cliente e estar atento ao momento de compra que ele está para oferecer seu produto ou serviço no momento certo.
- QR Code: pode ser lido pela câmera de qualquer dispositivo móvel para redirecionar o usuário para um local virtual específico.
- Aplicativos: muitas empresas estão investindo em aplicativos próprios ou buscando aplicativos de terceiros para fazer campanhas e anúncios.
- Mídias sociais: são valiosos canais de uma estratégia de mobile marketing. Podem ser usadas para interagir com pessoas e criar conteúdo de valor.
Enfim, o mobile marketing é utilizado para impactar o usuário de forma rápida e instantânea, com conteúdo que gera grande número de engajamento.