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Não é sobre gerenciar clientes mas engajá-los!

Não é sobre gerenciar clientes mas engajá-los!

Estamos na era da experiência, onde o seu negócio deve direcionar seus esforços para engajar o seu cliente.

Engajamento não se trata apenas de curtidas ou compartilhamentos, se trata de abraçar uma causa, de envolvimento e emoção. Engajar o cliente é torná-lo embaixador da sua marca porque ele acredita no seu posicionamento e é leal ao seu negócio.

Hoje trago mais uma perspectiva pra vocês. Tudo bem por aí? Espero que sim! Vou pular a parte de apresentação (caso queiras me conhecer melhor confere os links no fim do texto) para irmos direto ao ponto. Vamos falar de CRM? =) 

O CRM (Gestão de relacionamento com o cliente), como bem colocado pelo Rafael Kiso numa aula Insider, sempre foi um modelo desenvolvido para gerenciar clientes. Hoje, mais do que isso, é uma ferramenta para engajar clientes. O CRM nada mais é do que a coleta de informações do cliente e o processamento desses dados para o desenvolvimento de estratégias personalizadas. 

A evolução do CRM caracteriza não apenas uma coleta de informações mais reativa mas um acompanhamento do comportamento do consumidor. Há uma colaboração na resolução de problemas, ou seja, uma co-criação entre marcas e clientes. No conceito de Social CRM, é analisado o engajamento do cliente, com o que ele interage, o que ele sugere ou critica, o que ele defende e etc.

Simon Sinek disse que "as pessoas não compram o que você faz mas o porquê". Se trata exatamente de engajar o cliente com o posicionamento da sua marca. É preciso criar experiências que se diferenciem na vida do seu cliente a ponto de ele se envolver com sua marca, propagá-la, defendê-la, se sentir parte dela

O universo digital proporcionou essa evolução no gerenciamento do relacionamento com o cliente, onde o cliente tem voz e utiliza diferentes canais para engajar com a sua marca. Do profissional autônomo à multinacional, criar experiências focando no envolvimento do seu cliente é o que vai diferenciar a sua marca no mercado! O segredo pra isso? Frequência, constância, trabalho duro! Sem milagre ou receita de bolo, mas com esforços diários junto ao seu cliente.

Espero que essa perspectiva tenha te inspirado =) Estou à disposição para trocarmos mais ideias!

Abraços da Gabi!

Para conhecer mais:

www.gabrielabarrosmkt.com.br

www.instagram.com/gabrielabarrosmkt 

Marketing na Era Digital
Gabriela Barros
Gabriela Barros Seguir

Publicitária pela UNICAP, Gabriela Barros tem experiência e especialização na área de marketing e comunicação. Possui MBA em Marketing pela FGV e é Mestre em Gestão Empresarial pela UniFBV/Wyden. Professora, empreendedora e consultora.

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