[ editar artigo]

Nossa jornada de cada dia.

Nossa jornada de cada dia.

Nossa vida é composta por conjuntos de eventos e de experiências, que podem, ou não, ocorrer em momentos simultâneos. Conforme a tecnologia avança, vamos integrando diversas atividades e, conectados, vamos compartilhando experiências, adquirindo novos conhecimentos, apresentando nossos trabalhos e colecionando dados.

Saber como usar os dados, de forma a entender e compreender melhor o consumidor é super importante, principalmente para quem vende. Vai muito além do tradicional funil de venda. A experiência de compra deve ser diferenciada, ela precisa ter valor. E todo valor precisa ser apresentado, contextualizado e identificado por quem compra para que haja de fato uma conexão.

“𝑷𝒂𝒓𝒂 𝒇𝒂𝒛𝒆𝒓 𝒂𝒔 𝒄𝒐𝒏𝒆𝒙õ𝒆𝒔 𝒂𝒄𝒐𝒏𝒕𝒆𝒄𝒆𝒓𝒆𝒎, 𝒕𝒆𝒎𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒑𝒆𝒓𝒎𝒊𝒕𝒊𝒓 𝒔𝒆𝒓𝒎𝒐𝒔 𝒗𝒊𝒔𝒕𝒐𝒔, 𝒗𝒆𝒓𝒅𝒂𝒅𝒆𝒊𝒓𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒗𝒊𝒔𝒕𝒐𝒔”. – 𝑩𝒓𝒆𝒏é 𝑩𝒓𝒐𝒘𝒏

Ao sermos vistos, permitimos que pessoas e outras marcas nos encontrem. Por isto ter conhecimento da jornada do cliente, saber reconhecer em qual fase seu cliente está e qual é a melhor forma de interação, tem sido o grande diferencial e desafio das marcas.

Desafio porque vivemos no mundo V.U.C.A (volátil, incerto, complexo e ambíguo) com interações extremamente dinâmicas. Porque a tecnologia tem nos ofertado conveniências que antes não eram disponibilizadas. Há, por exemplo, quem prefira comprar online e receber o produto sem sair de casa, há quem prefira conferir o produto na loja física e comprar online e, há ainda quem prefira realizar todo o processo na loja física. E a opção de realizar a compra online, ou não, ainda pode variar conforme o tipo do produto. Este é apenas um dos diversos fatores de conveniência que temos.

Conseguir levantar todos os dados para compreender o cliente e sua jornada exige disciplina, bom atendimento e boas referências. Se este momento de compra for uma experiência agradável, suprindo nossas dores e oferecendo benefícios, com toda certeza, será ecoado para amigos e familiares o mais rápido possível. Afinal de contas, a interação social é e sempre foi uma atividade vital. Ela faz parte de cada um de nós e a tecnologia irá nos proporcionar cada vez mais pontos de contato.

Marketing na Era Digital
Ler conteúdo completo
Indicados para você