“Toda empresa existe para servir o consumidor, começando pela definição dos seus gostos, desejos e necessidades e terminando por oferecer produtos e serviços que o satisfaçam do modo mais eficiente possível”.
Com este pensamento podemos afirmar que a razão de viver de qualquer empresa neste mundo é o seu cliente, e o marketing entra nesse contexto para ajudar as empresas a entregarem satisfação ao consumidor em forma de benefícios, tornando a marca a primeira opção de busca na hora das compras, seja em loja física ou online, e a preferida no momento das pesquisas de recall de marcas.
Sabemos que o marketing, por si só, não cria a necessidade de um produto ou serviço. A necessidade vem de exigências humanas básicas, algumas muito importantes para manter o nosso corpo saudável e garantir a nossa sobrevivência. Tendo a necessidade latente, o marketing entra para influenciar nos desejos, que são as necessidades dirigidas a objetos específicos capazes de satisfazer o ser humano.
E como influenciar desejos e satisfazer o cliente do modo mais eficiente possível para tornar a marca tão desejada? Resposta difícil essa! Mas se analisarmos algumas marcas que alcançaram esse objetivo, como Nike e Apple, vemos empresas sólidas, com produtos que primam pela qualidade e inovação e um atendimento diferenciado. E o principal, essas marcas alcançaram um ponto de maturidade em que não vendem mais tênis e aparelhos de celular, mas sim, atitude, modernidade, conceito, e tantos outros predicados.
Concluindo, as pessoas que usam essas marcas são envolvidas por experiências positivas e uma gratificação inconsciente. Sentimentos ligados diretamente ao emocional como, segurança, jovialidade, aceitação, posição social, status, que acabam influenciando no comportamento de compra e na fidelização do consumidor, sonho de consumo de qualquer marca na atualidade.