[ editar artigo]

O que é e para que serve o marketing digital?

O que é e para que serve o marketing digital?

Você acredita que marketing digital é ter sua marca presente nas redes sociais?  Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre empresários. Muitos clientes procuram as agências querendo ações nas redes sociais e pensam que isso é marketing digital.

De acordo com o Rafael Kiso[1] marketing digital não existe. O que existe é marketing em ambiente digital.

Essa vertente do marketing foi denominada de marketing digital e se tornou a responsável pela transformação na forma como as marcas se comunicam com sua audiência. De modo geral, o marketing digital consiste em estratégias de marketing aplicadas e adaptadas para a internet (o que inclui os dispositivos móveis).

Uma das maiores vantagens do marketing no ambiente digital é a possibilidade de promover marcas, produtos e serviços de forma rápida e personalizada. Ou seja, ele reúne atividades que buscam atrair mais consumidores, se comunicar com eles, criar um relacionamento próximo e estabelecer uma identidade de destaque no mercado.

Philip Kotler — que é considerado o pai do marketing — diz que marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.

Como se trata de um processo social, o marketing depende dessa interação entre pessoas dentro de um determinado contexto. Isso inclui fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos e outros que influenciam a compra ou a venda de um produto ou serviço.

Hoje, a internet é a maior fonte de informação do mundo. Por isso, o marketing no ambiente digital é atualmente a primeira opção das empresas que querem investir em comunicação. Essa posição representa um grande desafio para o marketing no ambiente digital: afinal, ele deve entregar a mensagem certa para a pessoa certa, na hora certa.

Para tornar essa realidade possível e efetiva é essencial ter profissionais qualificados e ferramentas adequadas. Só assim pode-se aproveitar suas vantagens e obter retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas on-line.

Com as técnicas do marketing no ambiente digital é possível otimizar websites, criar conteúdos relevantes, aumentar a visibilidade das páginas em mídias sociais e assim por diante. Nesses canais digitais, as empresas se relacionam com clientes e potenciais clientes. E tudo isso leva ao aumento do volume de vendas e fortalecimento da marca.

Veja algumas vantagens do marketing no ambiente digital:

  • Os consumidores buscam a informação.
  • A mensagem é segmentada e personalizada.
  • Está disponível para quem quiser
  • Permite interação frequente.
  • Tem espaços acessíveis e dinâmicos.
  • É possível mensurar.
  • Tem uma eficiência muito alta.
  • As análises podem ser imediatas.
  • O aprendizado é contínuo e o custo de produção acessível.

Cada vez mais, a experiência do usuário é fundamental para o sucesso das estratégias de marketing. A possibilidade de interação permite que a comunicação entre marcas e clientes seja bilateral, o que ajuda a criar uma relação de confiança. Com isso, o marketing no ambiente digital quebra barreiras e objeções ao transmitir confiança ao consumidor.

Em resumo, estratégias de marketing, quando realizadas por profissionais capacitados, com ferramentas adequadas podem trazer grandes lucros para uma empresa. Para isso, deve ser executado de forma séria, com os processos e as metodologias mais adequados para cada caso.

 

Stephânia S.P.Souza

https://mercatomarketing.com.br/

 

 


[1] Fundador e CMO na mLabs. Coautor do best-seller Marketing na Era Digital.

 

Marketing na Era Digital
Stephânia da Silva de Paula e Souza
Stephânia da Silva de Paula e Souza Seguir

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atualmente à frente da Mercato Marketing, atua como consultora de comunicação e marketing.

Ler conteúdo completo
Indicados para você