[ editar artigo]

O que você acha de Lakeview?

O que você acha de Lakeview?

                Diante de tanto conteúdos sobre realidade virtual, IA, entre outros, o seriado Upload, da Amazon, propõe uma extensão da vida em ambiente virtual. Com abordagem bem humorada e críticas muito bem colocadas, o seriado pode ser um bom caminho para fazermos discussões e reflexões sobre os elementos do nosso presente e suas pistas para o futuro que nos espera.

                Upload mostra uma realidade bem intrigante que pode ser animadora para uns e assustadora para outros. Contudo, mais intrigante mesmo é notar hoje como já nos relacionamos de forma natural com diversos ambientes imersivos.

                Durante o isolamento social os eventos – assim como outras atividades não essenciais – foram proibidos de exercer suas funções e o ambiente online tem sido uma alternativa. E foi assim que um grupo de 26 alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistema de Informação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizaram sua formatura. Utilizando o ambiente do jogo Minecraft e colaboração da empresa Atlética Trojan que forneceu o servidor para a viabilização do evento, os alunos criaram todo o cenário do evento e a formatura foi realizada virtualmente conforme previsto em seu formato tradicional, inclusive com a presença virtual do corpo docente e dos convidados.

                Outros exemplos atuais são as redes sociais e suas inúmeras possibilidades de interação como: filtros, jogos, fotos 360°, e-commerce, Lives, entre outros; o Google Maps e a possibilidade de posicionar o boneco no local desejado para explorar o local como se lá estivéssemos presencialmente; e o jogo do Pokémon Go que foi uma febre quando lançou em 2016 e fez muitas pessoas saírem pelas ruas à caça das criaturas virtuais. 

                São vários os exemplos de realidades mistas no nosso dia a dia, assim como são vários os desafios que precisamos resolver para atingirmos a maturidade tecnológica ao nível de Upload. Desafios esses como segurança, experiência do usuário e interoperabilidade que, devemos trabalhar não apenas no âmbito tecnológico, mas também, e principalmente, como sociedade.

                Conforme a tecnologia e a IA avançam, as interações tem sido cada vez mais humanizadas, repletas de valores e ações cognitivas. Afinal de contas, a interação social faz parte de nossa essência e, a AI e os ambientes imersivos vem progredindo para maximizar nossas experiências como pessoas. 😍

Marketing na Era Digital
Ler conteúdo completo
Indicados para você