Dentro das estratégias de marketing, o trabalho com influenciadores tem crescido e conquistado seu espaço e já é considerada uma importante ferramenta em 71% das empresas. Além disso, 94% realizam ações remuneradas com influenciadores (Youpix Pesquisa ROI & Influêcia 2021).
Mas, afinal, o que é um influenciador?
Por sua autoridade e relevância com seu público, o influenciador é capaz de engajar uma comunidade e, por vezes, mudar o seu comportamento. Logo, ele não é necessariamente uma celebridade, mas sim alguém com potencial para gerar um conteúdo realmente relevante para aqueles que o seguem.
E as celebridades?
Uma celebridade pode ser conhecida e ter muitos seguidores, mas não necessariamente influenciará o público com o qual sua marca deseja estabelecer um diálogo. Ela pode ser conhecida, mas não ter autoridade para tal segmento. Ou seja, para uma escolha assertiva, sua marca precisa ter muito claro aonde quer chegar.
É aí que está o problema. Apenas 41,6% das empresas planejam tais ações a partir de métricas e KPI's e muitas nem chegam a definir tais objetivos antes de realizar uma campanha (Youpix Pesquisa ROI & Influêcia 2021).
E aqui vamos com a máxima de "se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve". Isso pode explicar a grande busca por influenciadores que tenham muitos seguidores e a constância de se verificar a competência da ação apenas pelo alcance.
Mas nem todos sabem, de fato, dizer se esses são bons resultados que realmente geram valor para o negócio.
E aqui vai uma ideia de solução: entenda profundamente sobre o seu produto e para qual etapa da jornada do consumidor os esforços de marketing estão sendo estabelecidos.
O quanto a sua marca está seguindo tendências ao invés de considerar escolhas estratégicas dentro de um mix de marketing?