Antes de começar o planejamento de marketing é fundamental conhecer bem a sua área de atuação, pensar como um diretor ou escritor de cinema, a montagem de um bom roteiro é o primeiro passo para mapear sua jornada, saber aonde você deseja chegar com o que se tem. O plano de marketing permite ao gestor ter uma visão ampla sobre a sua estratégia.
- Uma boa estrutura de um plano de marketing deve contemplar dois aspectos o estratégico e o tático.
“O aspecto estratégico consiste na análise da situação e das oportunidades do mercado, determinando as estratégias a serem envolvidas... O aspecto tático se refere às ações operacionais a serem executadas em decorrência das estratégias determinadas, como precificação, determinação de canais, contratação de agências e fornecedores para executar as ações.” Martha Gabriel
O que é um plano de marketing?
Em resumo: “O plano de marketing é um amplo mapeamento do mercado, do público-alvo da empresa e do posicionamento da organização em torno desses elementos.”
Etapas que devemos considerar a serem feitas. Elas são:
- Objetivos de marketing
- Perfil do público-alvo – definição de persona
- Matriz SWOT – Avaliação de competências e análise de cenários
- Jornada de Compra
- Mix de Marketing ou 4P’s
- Plano de ação
- Controle de orçamento e definição de métricas, dados e KPis.
Pontos positivos de um plano de marketing:
- Ajuda a empresa a definir prioridades e a otimizar o orçamento
- Possibilita promover ações mais eficazes, com melhores resultados pelos menores custos
- Comunica ao público interno sobre os rumos que o negócio pretende tomar
- Comunica ao público externo que há compromisso em solucionar suas necessidades
- Permite tomar decisões de forma antecipada
- É um instrumento de gestão de erros, já que a reação a eles também deve estar prevista no plano
- Gera resultados no longo prazo, o que torna a estratégia sustentável.
O plano de marketing é usado em todas as agências de marketing do mundo inteiro – é algo realmente impressionante.
Com este documento, podemos evitar erros passados e planejar ações futuras.
GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Ed. 2. São Paulo: Atlas, 2020.
https://blog.contaazul.com/modelo-de-planejamento-de-marketing/
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