Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Plano de Marketing

Plano de Marketing
Jackeline Menezzes
abr. 8 - 2 min de leitura
000

Antes de começar o planejamento de marketing é fundamental conhecer bem a sua área de atuação, pensar como um diretor ou escritor de cinema, a montagem de um bom roteiro é o primeiro passo para mapear sua jornada, saber aonde você deseja chegar com o que se tem. O plano de marketing permite ao gestor ter uma visão ampla sobre a sua estratégia.

  • Uma boa estrutura de um plano de marketing deve contemplar dois aspectos o estratégico e o tático.

“O aspecto estratégico consiste na análise da situação e das oportunidades do mercado, determinando as estratégias a serem envolvidas... O aspecto tático se refere às ações operacionais a serem executadas em decorrência das estratégias determinadas, como precificação, determinação de canais, contratação de agências e fornecedores para executar as ações.” Martha Gabriel

 

O que é um plano de marketing?

Em resumo: “O plano de marketing é um amplo mapeamento do mercado, do público-alvo da empresa e do posicionamento da organização em torno desses elementos.”

Etapas que devemos considerar a serem feitas. Elas são:

  • Objetivos de marketing
  • Perfil do público-alvo – definição de persona
  • Matriz SWOT – Avaliação de competências e análise de cenários
  • Jornada de Compra
  • Mix de Marketing ou 4P’s
  • Plano de ação
  • Controle de orçamento e definição de métricas, dados e KPis.

Pontos positivos de um plano de marketing:

  • Ajuda a empresa a definir prioridades e a otimizar o orçamento
  • Possibilita promover ações mais eficazes, com melhores resultados pelos menores custos
  • Comunica ao público interno sobre os rumos que o negócio pretende tomar
  • Comunica ao público externo que há compromisso em solucionar suas necessidades
  • Permite tomar decisões de forma antecipada
  • É um instrumento de gestão de erros, já que a reação a eles também deve estar prevista no plano
  • Gera resultados no longo prazo, o que torna a estratégia sustentável.


O plano de marketing é usado em todas as agências de marketing do mundo inteiro – é algo realmente impressionante. 

Com este documento, podemos evitar erros passados e planejar ações futuras.

 


GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Ed. 2. São Paulo: Atlas, 2020.

https://blog.contaazul.com/modelo-de-planejamento-de-marketing/

Imagem 02: midiajlr


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você