O Plano de Marketing tem um papel essencial para o gerenciamento de estratégias de marketing, pois é através dele que é possível obter um olhar 360º de uma empresa/marca, e consequentemente, desenhar estratégias mais assertivas para um bom resultado.
Este plano precisa ser construído em etapas, pois antes de pensar em problemas, desafios e soluções, é necessário entender todos os apontamentos internos de um produto/serviço, definir os objetivos, público-alvo, formas de mensuração, KPIs, e por fim, planos de ação.
Diferente do plano de marketing, o plano de ação são estratégias pontuais alinhadas aos objetivos do plano de marketing, ou seja, são os passos que constroem os resultados desenhados para a empresa/marca. Além disso, o plano de ação tem maior flexibilidade de ser mais nichado para uma parte do público-alvo ou até mesmo ser um início de uma jornada de estratégias que serão aplicadas. Para uma boa estruturação, é importante, termos as seguintes definições:
✓ Descrição da ação
✓ Público
✓ Objetivo
✓ Justificativa
✓ Estratégia
✓ Desenvolvimento
✓ Cronograma
✓ Investimento
Além disso, dependendo da ação, podemos considerar ações simultâneas para obter maior impacto e alcance do target.