Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Por que é tão importante investir numa estratégia de SEO?

Por que é tão importante investir numa estratégia de SEO?
Marcus Pereira
out. 9 - 6 min de leitura
000

Pense comigo: quantas vezes você recorreu à internet quando quis comprar um produto ou contratar um serviço nos últimos tempos? Imagino que quase todas, como a maioria dos brasileiros com acesso à web.

Agora, lembre-se das últimas vezes que você foi até o Google, ou qualquer outro buscador, e fez uma pesquisa. Provavelmente, os links que mais chamaram sua atenção estavam no topo ou ao longo da primeira página, certo? Pois bem: na prática, você já entende qual é a importância de uma boa estratégia de SEO.

Search Engine Optimization, ou, em bom português, otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de estratégias que garante o bom posicionamento da sua marca nos resultados de pesquisas em serviços como Google e Bing. Como você deve imaginar, estar no topo dos resultados pode representar um diferencial competitivo importante para qualquer empresa, afinal, isso garante visibilidade para o seu produto ou serviço e, consequentemente, mais vendas e conversões.

Hoje, mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados à internet. Todos os dias uma parcela cada vez maior dessas pessoas, muitas delas potenciais consumidoras do que você tem a oferecer, descobre o poder de estar online.

Não existe ferramenta melhor para encontrar o preço e as condições de compra mais vantajosas. Ao mesmo tempo, essa é uma oportunidade de ouro para quem se dedica a dominar as melhores estratégias para se aproximar do cliente – e o SEO é uma delas.

5 vantagens do investimento em uma estratégia de SEO

Para ajudar você a entender melhor a importância de cuidar desta otimização, nós preparamos uma lista com as 5 maiores vantagens de adotar uma boa estratégia de SEO. Confira:

Atraia o público certo na hora certa

Quando você passa a pensar no seu site com foco no seu público-alvo, as chances que você tem de falar diretamente com estas pessoas nos resultados de busca são muito maiores. Uma boa estratégia de marketing de busca, capaz de pensar a experiência do usuário de maneira global, pode causar um impacto significativo nas vendas.

Quer oportunidade melhor de alavancar os números que oferecer o seu produto ou serviço da maneira certa, na hora certa, para um cliente em potencial? Pois, acredite, com a estratégia adequada, isso é possível.

Aumente sua visibilidade e suas vendas

A marca que desponta entre os primeiros colocados de uma pesquisa na internet ganha imediatamente mais credibilidade. Observe o seu próprio comportamento: não é verdade que os melhores colocados são, em geral, aqueles que você mais tende a acessar? A partir de agora, lembre-se: essas empresas são excelentes estrategistas de SEO.

Quando o cliente visualiza a sua empresa entre os primeiros resultados e percebe que a solução que procura pode estar ali, as chances de ter um negócio fechado são muito maiores.

Conquiste resultados de longo prazo

Cada estratégia tem a sua vantagem. Anúncios no AdWords, por exemplo, são excelentes para quem precisa de resultados de curto prazo, mas o retorno simplesmente desaparece se você deixar de investir na plataforma. Uma boa estratégia de SEO, por sua vez, é um trabalho que envolve mais tempo (de três a seis meses, em média), mas que garante resultados de longo prazo.

Entenda: a otimização para mecanismos de busca é um trabalho global, que envolve algumas ações coordenadas, como o uso das palavras-chave certas, valorização da experiência do usuário (o que inclui estratégias de marketing de conteúdo e um site responsivo, por exemplo) e presença nas redes sociais.

Isso acontece porque os serviços de busca estão cada vez mais sofisticados e inteligentes, ou seja, cada vez mais capazes de identificar o que é de fato relevante para o usuário em cada busca.

Aprimore sua estratégia com facilidade

Uma das maiores vantagens de investir em SEO é a facilidade de verificar o ROI, ou seja, o retorno do investimento. Isso permite aprimorar a sua estratégia para obter resultados ainda melhores.

Afinal, as ferramentas disponíveis para quem trabalha com otimização para mecanismos de busca permitem compreender o comportamento do usuário e, consequentemente, adaptar a estratégia para tornar a sua experiência ainda melhor. Agora você já sabe: quando um cliente em potencial tem uma boa experiência, ele tende a fechar negócio.

Fortaleça a sua marca

Você já sabe que uma boa tática de SEO garante mais visibilidade à sua marca. Agora, já deve ter concluído que essa estratégia também é excelente para fortalecê-la. Afinal, quando vê uma empresa entre os primeiros colocados de uma pesquisa o cliente logo conclui que ela seja mais relevante que as outras.

E o melhor: é claro que os cuidados com otimização demandam um investimento, mas o SEO em si, não é um serviço pago como os links patrocinados. Na verdade ele é uma maneira específica de potencializar o tráfego orgânico, de gente que chega espontaneamente até você. Ou seja, público qualificado, que já sabe o que quer.

Outras vantagens do SEO incluem o alcance e o retorno maiores e a concorrência menos inconstante que nos casos de mídia paga. Em suma, otimizar é oferecer uma experiência bem pensada, objetiva e simples o suficiente para atender às necessidades do seu cliente.

Quer ser o primeiro a receber os nossos posts com dicas de marketing que vão ajudar você a se posicionar melhor na internet? Cadastre-se agora no Marketing de Engajamento!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você