Se você assim como eu, trabalha com marketing provavelmente já ouviu essa pergunta diversas vezes não é mesmo? E se você não trabalha na área, mas é uma pessoa que possui a "capacidade fuçativa" como diz Luiza Helena Trajano, acredito que já tenha se perguntado a mesma coisa.
De forma bem objetiva:
Marketing é a atividade humana dirigida para satisfazer necessidades e desejos por meio de troca. - Phillip Kotler
Tecnicamente após essa fantástica explicação não resta muito a dizer não é mesmo? Mas eu irei um pouco além, pois achar que o marketing se resume apenas a vender através das redes sociais, fazer anúncio em revista e TV é muito raso, e não chega nem perto do sentido que Kotler deu a palavra.
A grande questão é que atualmente as pessoas enxergam o marketing dessa forma mesmo, e não se aprofundam em compreender a essência que é entregar satisfação para o cliente em forma de benefício (Kotler e Armstrong, 1999).
Tudo se resume a troca, e para a transação ocorrer de maneira satisfatório e prazerosa é necessário que se tenha clareza para ambos os lados.
Dê uma olhadinha nas alternativas para satisfazer uma necessidade:
- Auto-produção;
- Coerção;
- Súplica;
- Troca (marketing)
- Existem 2 partes;
- Algo de valor para ambos os lados;
- Capacidade de comunicar a fazer a entrega;
- Liberdade para aceitar ou rejeitar;
- Cada parte acredita ser adequado participar da negociação.
Viu só? Quando conseguimos entender a base do que é o marketing fica muito claro que precisamos conhecer verdadeiramente nosso cliente. Por isso ouvir o cliente é e sempre será o grande segredo, que na verdade nem é tão segredo assim. Só desta forma você conseguirá influenciar os desejos do seu cliente, pois vale lembrar que marketing não criar necessidade.