Estou falando de IA ou AI, Inteligência Artificial.
Há muitos rumores que daqui a alguns anos os robôs irão substituir as pessoas no ambiente de trabalho.
Existem previsões que até 2060 as máquinas chegarão ao mesmo nível do ser humano, porém com uma capacidade muito maior de velocidade e com habilidades que nenhum ser humano é capaz de ter.
Não se assuste com isso, a IA é a tecnologia que propicia máquinas inteligentes para resolver problemas de uma forma mais rápida, aumentando a produtividade de praticamente todas as áreas, como saúde, finanças, marketing, atendimento ao cliente, vendas.
IA não é uma tecnologia recente, mas ela ganhou relevância e evoluiu com a chegada da Era Digital que estamos vivendo. Essa tecnologia permite mais autonomia às máquinas. Elas conseguem aprender, pensar e até tomar decisões, tudo através de programação que tem que ser aprimorada dia a dia, para que a máquina seja cada vez mais “inteligente”.
Hoje usamos IA sem percebemos no nosso dia a dia, por exemplo quando vamos dirigir e ligamos o Waze, ou quando fazemos uma pergunta para o Google, ou quando você vai assistir a um filme ou uma série na Netflix, você certamente já percebeu que há recomendações para seu perfil, baseadas na IA que detecta o gênero de filme que você mais gosta.
Como a IA pode ajudar na nossa área de marketing no ambiente digital?
Uma das principais tecnologia de IA, são os bots para atendimento ao consumidor, que se bem programados facilitam (e muito) a vida do usuário no caso de dúvidas — e isso em 24/7.
O usuário hoje quer ter suas respostas de forma rápida, que esclareçam suas dúvidas a qualquer hora. Nada melhor que um bot para isso.
Outro uso importante é na qualificação dos leads, oferecendo para a equipe de vendas contatos quentes prontos para consumirem. Isso é feito baseando-se em dados relevantes gerados em cada venda do seu negócio e o perfil dos seus clientes.
Em um e-commerce podemos usar IA para recomendação de produtos similares ou complementares ao produto eu você comprou ou se interessou e chegou a colocar no carrinho.
Enfim são muitas as possibilidades e IA está evoluindo a todo momento, as máquinas agora falam a nossa língua e não mais através de bits e bytes.
E reforçando o título deste artigo: as máquinas ou robôs não vão substituir os humanos no ambiente de trabalho. A tecnologia não elimina profissões, ela transforma.
Os trabalhos operacionais já estão sendo substituídos por softwares que fazem a operação de forma muito mais rápida e novamente 24/7 a um custo infinitamente menor do que o custo de um funcionário. No futuro serão máquinas + humanos.
Nós temos que exercitar a criatividade e o pensamento crítico, usar emoção e empatia para realizar nosso trabalho. A nossa criatividade deve ser usada nas máquinas que vão operar muito melhor que os humanos, no entanto elas nunca terão a emoção e a empatia que só um ser humano é capaz de ter.