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Realidade Aumentada: uma análise sobre a campanha da Coca-cola, natal 2018

Realidade Aumentada: uma análise sobre a campanha da Coca-cola, natal 2018
Jainara Viana
set. 30 - 3 min de leitura
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Ambientes virtuais imersivos, segundo Sobrinho (2011), são assim designados por serem ambientes virtuais tridimensionais navegáveis e interativos. Dentro desta tecnologia existe a realidade mista que, de acordo com Gabriel e Kiso (2020, p. 185), trata-se da fusão dos mundos físico e virtual para produzir novos ambientes e visualizações na qual objetos físicos e digitais coexistem e interagem em tempo real.

Por meio dela, é possível utilizar a realidade aumentada (RA). Uma técnica que pode ser aplicada em diversas áreas e já vem sendo usada pelo marketing. No Brasil, essa estratégia já foi adotada por várias marcas. A pioneira foi a Coca-Cola em 2014 com uma campanha para a Copa do Mundo. A realidade aumentada é uma importante ferramenta para  criação de empatia, emoção e proximidade com o público-alvo.

Segundo Kotler, Kartajaya, Setiawan (2017), aprimorar as experiências digitais com aplicativos é uma ótima estratégia, pois grande são os números de pessoas que já possuem smartphone, e parte do tráfego de dados móveis é oriunda desses tipos de dispositivos. Eles consideram também que os smartphones são ótimos canais para engajar com o clientes, e aprimorar suas experiência digitais com aplicativos.

Uma proposta bem empregada pela Coca-cola na campanha para o natal de 2018. Na época, a marca criou o aplicativo ‘’Natal Coca-Cola’’. Por meio dele, os clientes poderiam escanear o código, disponível na lata ou na na garrafa pet (cada uma com um episódio diferente), daí, então, a magia acontecia:

Com as embalagens, era possível acessar quatro histórias dos personagens, todas faziam o uso da realidade aumentada. Na campanha, a empresa optou por dar protagonismo ao urso polar, pois naquele ano completava 25 anos com a marca.

Na época, a diretora de comunicação e marketing da Coca-Cola Brasil, Beatriz Bottesi, relatou que como as pessoas estavam cada vez mais conectadas, a profissional viu a oportunidade de trazer essa interação para as embalagens, adicionando tecnologia à magia do Natal.

Não bastasse a brilhante técnica empregada, a marca adotou uma ação de transmídia. Segundo Gabriel (2020), trata-se do processo de comunicação no qual uma mensagem transcende uma mídia de forma que cada mídia ou dispositivo usado para transmitir a mensagem contribua com suas forças e potencialidade. Para o e-commerce, a empresa disponibilizou a venda de vários produtos, personalizados com o tema; já as ruas, receberam a tradicional caravana que visitou cerca de 80 cidades; no instagram, dispôs de stories e gifs divertidos; esteve presente também no cinema e na TV, encantando a todos com seu filme e vinheta ‘’Regras do Natal’’:

Impossível não se encantar com essa magia natalina e com as estratégias de marketing da Coca-cola, não é verdade?!

 


Referências:

GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Ed. 2. São Paulo: Atlas, 2020.

KARTAJAYA, Hermavan; SETIAWAN, Iwan; KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Ed. 1. São Paulo: Sextante, 2017.

SOBRINHO, Evaldo. Ambientes virtuais imersivos: a perspectiva de pesquisadores em relação à linguagem e a tecnologia. Rio de Janeiro, 2011.

https://www.cocacolabrasil.com.br/imprensa/release/familia-urso-estrela-natal-2018-da-coca-cola

https://www.cocacolabrasil.com.br/imprensa/release/coca-cola-traz-realidade-aumentada-para-suas-embalagens-de-natal-com-a-familia-urso

http://nextnow.meioemensagem.com.br/realidades-imersivas-comecam-a-cativar-as-marcas-no-brasil/

Imagens: Coca-cola


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