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Realidade Aumentada: uma análise sobre a campanha da Coca-cola, natal 2018

Realidade Aumentada: uma análise sobre a campanha da Coca-cola, natal 2018

Ambientes virtuais imersivos, segundo Sobrinho (2011), são assim designados por serem ambientes virtuais tridimensionais navegáveis e interativos. Dentro desta tecnologia existe a realidade mista que, de acordo com Gabriel e Kiso (2020, p. 185), trata-se da fusão dos mundos físico e virtual para produzir novos ambientes e visualizações na qual objetos físicos e digitais coexistem e interagem em tempo real.

Por meio dela, é possível utilizar a realidade aumentada (RA). Uma técnica que pode ser aplicada em diversas áreas e já vem sendo usada pelo marketing. No Brasil, essa estratégia já foi adotada por várias marcas. A pioneira foi a Coca-Cola em 2014 com uma campanha para a Copa do Mundo. A realidade aumentada é uma importante ferramenta para  criação de empatia, emoção e proximidade com o público-alvo.

Segundo Kotler, Kartajaya, Iwan Setiawan (2017), aprimorar as experiências digitais com aplicativos é uma ótima estratégia, pois grande são os números de pessoas que já possuem smartphone, e parte do tráfego de dados móveis é oriunda desses tipos de dispositivos. Eles consideram também que os smartphones são ótimos canais para engajar com o clientes, e aprimorar suas experiência digitais com aplicativos.

Uma proposta bem empregada pela Coca-cola na campanha para o natal de 2018. Na época, a marca criou o aplicativo ‘’Natal Coca-Cola’’. Por meio dele, os clientes poderiam escanear o código, disponível na lata ou na na garrafa pet (cada uma com um episódio diferente), daí, então, a magia acontecia:

Com as embalagens, era possível acessar quatro histórias dos personagens, todas faziam o uso da realidade aumentada. Na campanha, a empresa optou por dar protagonismo ao urso polar, pois naquele ano completava 25 anos com a marca.

Na época, a diretora de comunicação e marketing da Coca-Cola Brasil, Beatriz Bottesi, relatou que como as pessoas estavam cada vez mais conectadas, a profissional viu a oportunidade de trazer essa interação para as embalagens, adicionando tecnologia à magia do Natal.

Não bastasse a brilhante técnica empregada, a marca adotou uma ação de transmídia. Segundo Gabriel (2020), trata-se do processo de comunicação no qual uma mensagem transcende uma mídia de forma que cada mídia ou dispositivo usado para transmitir a mensagem contribua com suas forças e potencialidade. Para o e-commerce, a empresa disponibilizou a venda de vários produtos, personalizados com o tema; já as ruas, receberam a tradicional caravana que visitou cerca de 80 cidades; no instagram, dispôs de stories e gifs divertidos; esteve presente também no cinema e na TV, encantando a todos com seu filme e vinheta ‘’Regras do Natal’’:

Impossível não se encantar com essa magia natalina e com as estratégias de marketing da Coca-cola, não é verdade?!

 


Referências:

GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Ed. 2. São Paulo: Atlas, 2020.

KARTAJAYA, Hermavan; SETIAWAN, Iwan; KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Ed. 1. São Paulo: Sextante, 2017.

SOBRINHO, Evaldo. Ambientes virtuais imersivos: a perspectiva de pesquisadores em relação à linguagem e a tecnologia. Rio de Janeiro, 2011.

https://www.cocacolabrasil.com.br/imprensa/release/familia-urso-estrela-natal-2018-da-coca-cola

https://www.cocacolabrasil.com.br/imprensa/release/coca-cola-traz-realidade-aumentada-para-suas-embalagens-de-natal-com-a-familia-urso

http://nextnow.meioemensagem.com.br/realidades-imersivas-comecam-a-cativar-as-marcas-no-brasil/

Imagens: Coca-cola

Marketing na Era Digital
Jainara de Jesus Viana Silva
Jainara de Jesus Viana Silva Seguir

Publicitária, especialista em Gestão de Marketing. Atualmente, trabalho com consultoria em marketing digital, gestão de redes sociais e direção de arte na MKT Consultoria & Design.

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