O marketing de influência não surgiu agora no meio digital, a capacidade de influenciar pessoas existe desde sempre.
Muito antes do marketing ganhar esse nome as marcas já usavam pessoas que tinham certa influência ou famosos e até mesmo personagens fictícios para vender seus produtos.
Mas foi a partir de 2014 que as marcas passaram a voltar sua atenção para os influenciadores exigindo mais qualidade de conteúdo.
Muitas marcas entraram nessa onda e contrataram influencers com milhões de seguidores para divulgar seus produtos, mas muitas delas erraram porque contrataram pessoas com milhões de seguidores, e a questão não é ter muitos seguidores, a quantidade de seguidores não define influência, a influência é consequência e ela tem que ser construída ao longo do tempo.
Além disso quem vai vender seu produto tem que ter os mesmos valores da sua marca, você espera que a marca seja reconhecida e não simplesmente conhecida. Para isso, seu influenciador como já dito, não precisa ter milhões de seguidores ele pode ser um micro ou um nano influenciador, o importante é que os seguidores dele estejam querendo receber o mesmo tipo de conteúdo que sua marca oferece, tem que ter match.
Então, para ter sucesso usando marketing de influência, primeiro você tem que definir seus objetivos, sendo eles claros e mensuráveis e você deve pensar nas etapas do funil de marketing onde temos o conhecimento, consideração e conversão. Analise se não será necessário um influenciador para cada etapa do funil, as vezes apenas um não basta.
Mapeie os influenciadores, pesquise tudo sobre eles e escolha aquele que realmente vai entregar conteúdo de valor aos seus potenciais clientes.
Outro ponto importante, não adianta fazer uma campanha pontual, tem que ter uma conexão contínua entre o influencer e a marca, os usuários têm que perceber isso.
Desta forma você já terá dado grandes passos para que sua marca seja reconhecida no mercado usando a estratégia de marketing de influência.