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TikTok faz sentido para o meu negócio?

TikTok faz sentido para o meu negócio?
Bruna Vallin Santos
jul. 15 - 4 min de leitura
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No último ano acompanhamos o crescimento exponencial do Tik Tok, sendo o aplicativo mais baixado em 2020 e se mantendo no pódio no primeiro trimestre de 2021. Sem dúvidas a pandemia serviu de catalisador para que essa rede social ganhasse força com grande poder de viralização e de influenciar nossos comportamentos. 

Em todo o mundo são mais de 732 milhões de usuários ativos, sendo mais de sete milhões de usuários somente no Brasil, de acordo com relatório do GlobalWebIndex. Com uma audiência majoritariamente jovem, dados apontam que em média esses usuários usam ativamente o aplicativo por 89 minutos por dia – ou seja, quase uma hora e meia. Dá para ignorar essa audiência?

A plataforma é um ótimo meio para humanizar a marca, por meio da produção de conteúdos autorais, divertidos e diferenciados, para se destacar é necessário pensar em formatos que atendam especificamente este público, sem replicar o que já é feito no Instagram ou Facebook, redes nas quais sempre houve uma preocupação com a estética e com mostrar uma vida perfeita, enquanto na rede vizinha está permitido ser real e quanto mais real mais viraliza.

Porém existe uma grande diferença entre as pessoas que viralizam e ganham milhares de likes e visualizações e aquelas que sabem utilizar toda essa exposição para realmente construir um negócio e transformar o sucesso em dinheiro. Por isso vou te contar 4 pontos para considerar ao levar sua marca para o TikTok:

Conheça seu público

Essa é clássica para nós que criamos estratégias de marketing, mas muito importante reforçar. Faça essas perguntas para entender se faz sentido para seu público que você esteja lá: Qual o público que você quer atingir? Eles falam a mesma linguagem desta plataforma? Eles estão sendo influenciados pelo o que acontece nessas redes?

Obs: Não deixe de produzir conteúdo caso seu público não seja a geração Z, existe muita gente além da nova geração e que podem interagir com seu conteúdo. A dica é fazer uma boa busca na plataforma sobre os temas que tem a ver com seu negócio. 

Entenda sobre comportamento

Como disse no começo do texto, as plataformas digitais têm forte influência sobre nossos comportamentos, seja no online ou offline, por isso entender o comportamento humano, as necessidades e desejos do público e transformar isso em conteúdo que eleve a consciência acerca do seu produto ou serviço é uma das chaves para sua marca desenvolver uma forte presença neste canal.

Defina objetivos

Ao definir objetivos pelos quais sua marca irá embarcar nessa jornada torna-se mais fácil traçar estratégias para atingi-los e decidir o que realmente vai de encontro com o que seu público gosta de consumir. O mais importante nessa etapa é não ter medo de ir para o campo da execução, teste diferentes formatos e mude a estratégia sempre que necessário.

Abuse do Storytelling 

Atenção ao storytelling! O Poder de contar histórias que envolvem, criam conexão emocional, causam tensão ou curiosidade auxiliam muito na retenção e engajamento em cada postagem. Aqui vai uma fórmula de sucesso para contar histórias no TikTok:

  • Chame a atenção da audiência logo nos primeiros segundos, com títulos ou frases iniciais que prendam o usuário logo de cara;

  • Após o primeiro contato continue contando detalhes para gerar conexão e termine com uma resolução, aliviando a tensão;

  • Uma vez que você consegue prender a atenção as pessoas começam a se questionar: Qual a resolução dessa história? O que vai acontecer a seguir? E são essas questões que irão prendê-la até o final do vídeo; 

  • A mistura entre tensão e alívio ao longo da história cria uma sensação de satisfação. A espera de que algo melhor irá acontecer mantém a audiência engajada.

Você já se aventura nesta rede social? Me conta o que tem dado certo para você!


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