[ editar artigo]

Transformação digital é diferente de digitalização

Transformação digital é diferente de digitalização

Atender pelo whatsapp ou enviar um link de pagamento por email é apenas digitalizar processos.

Pensar na transformação digital da sua empresa é pensar em novas oportunidades e soluções dentro do universo digital, e não apenas digitalizar processos que já existem.

Como bem colocou a Martha em uma das aulas do programa Insider, a transformação digital acontece quando você vai além do físico utilizando plataformas digitais e melhorando o seu negócio com a tecnologia.

Na minha empresa, o VI Idiomas, já citada em outro artigo, pensamos em toda a experiência digital para manter nossa metodologia de customização do ensino de línguas e para encantar o cliente.

Desenvolvemos uma plataforma exclusiva para vídeo-aulas ao vivo, que permitisse não apenas a interação ao vivo com o professor e o acompanhamento individual do aluno, mas também o suporte didático às aulas (ferramentas para compartilhamento de áudios, textos, vídeos e etc). 

Dentro dessa plataforma cada aluno ou turma tem o seu próprio ambiente de estudo, onde pode ter as suas aulas com o professor e ter acesso a arquivos/tarefas, bem como enviar materiais para o professor. Uma plataforma intuitiva, com boa usabilidade para que a experiência digital do aluno seja a mais completa possível. E também responsiva: o aluno pode assistir à aula de qualquer dispositivo e em qualquer lugar.

Além disso, também avaliamos como seria a experiência digital para o professor. Quais ferramentas precisaríamos disponibilizar para que a metodologia de customização do ensino fosse implementada também no ambiente digital. E como a equipe pedagógica seria acompanhada, pois o VI Idiomas se posiciona como um curso de inglês personalizado com foco em resultados, então nossos alunos precisam efetivamente aprender a língua para atingir os seus objetivos com esse aprendizado.

Sendo assim, a empresa passou por um processo de transformação digital, onde não somente digitalizamos processos mas planejamos como ofereceríamos uma nova experiência aos nossos clientes utilizando tecnologia. Essa transformação nos permitiu, inclusive, ampliar nossa área de atuação. Por ser online, hoje podemos atender alunos do Brasil todo e do mundo! 

Mas claro, somos um pequeno negócio e estamos aprendendo diariamente. É preciso ressaltar que a transformação digital é diária e constante. Sempre existem novas ferramentas, tecnologias e possibilidades para reformular nossos negócios e inovar. Afinal, o nosso mundo é VUCA (Volátil, incerto, complexo e ambíguo)! 

Espero ter contribuído com essa experiência e perspectiva =)

Abraços da Gabi!

Quem quiser saber mais:

VI Idiomas - www.virginiaidiomas.com.br

Gabriela Barros - www.gabrielabarrosmkt.com.br 

Marketing na Era Digital
Gabriela Barros
Gabriela Barros Seguir

Publicitária pela UNICAP, Gabriela Barros tem experiência e especialização na área de marketing e comunicação. Possui MBA em Marketing pela FGV e é Mestre em Gestão Empresarial pela UniFBV/Wyden. Professora, empreendedora e consultora.

Ler conteúdo completo
Indicados para você