[ editar artigo]

5 dicas para criar sua presença online em plataformas de redes sociais

5 dicas para criar sua presença online em plataformas de redes sociais

Saiba como criar uma estratégia de presença online nas redes sociais, mas lembre-se que antes de partir para uma estratégia no ambiente digital é preciso estar com a “casa arrumada” como no post anterior que falamos sobre "Estratégias Sólidas"

Então vamos direto ao ponto:

1. Defina os objetivos da marca – Antes de tudo é importante entender com qual objetivo você está criando a sua presença online. Normalmente é awareness de marca, ou seja, uma construção para gerar interesse no produto ou marca e alimentar o topo do funil. Além do objetivo macro da estratégia, é ideal criar um objetivo SMART para você mensurar o resultado da sua ação.

2. Defina seus KPI’s – A partir do seu objetivo SMART fica mais fácil definir qual será o seu KPI para medir o sucesso da estratégia. Usando novamente como exemplo o awaresses, você pode considerar o alcance das suas postagens para entender se você está atingindo novas pessoas. E colocar metas como aumentar o alcance em 10% em 2 meses. Lembre-se monitore e acompanhe para ajustes na estratégia. 

3. Crie a persona – Redes sociais são para construir conexões e comunidades entre pessoas, por isso, é importante definir a persona da sua marca. A construção da persona leva em considerações não só idade e renda, mas principalmente comportamento, gostos, hobbies e atividades de forma geral. Assim fica mais fácil de entender as necessidades e o que seu público busca ou gosta.

4. Papel dos canais – As plataformas de redes sociais são inúmeras, cada uma com uma função, ferramenta e comportamento diferente — e é difícil conseguir gerenciar e construir a presença em todas elas. Por isso, foque naquela que faz mais sentido para sua marca e seu público, avalie em qual delas eles são mais ativos e tem maior penetração.

5. Conteúdo – Todo mundo quer vender no final do dia, mas conteúdo não é só promover produto. A magia do conteúdo acontece quando você consegue contextualizar seu produto em um conteúdo relevante para seu público. Nem sempre é possível fazer isso, então faça uma proporção do quanto será promocional e quanto será institucional. Avalie o engajamento do seu conteúdo e faça testes de novas pautas e no caso de impulsionar os conteúdos invista no que enganou.

Marketing na Era Digital
Renan Boer
Renan Boer Seguir

Publicitário formado pela PUCPR, atua na área de marketing em comunicação integrada, possui habilidades em estratégias de comunicação e marketing de conteúdo. Tem passagem por agência, veículo e cliente.

Ler conteúdo completo
Indicados para você