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5 principais tendências de marketing digital para 2020 que você tem que conhecer

5 principais tendências de marketing digital para 2020 que você tem que conhecer
Marcus Pereira
nov. 26 - 6 min de leitura
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Aqui no Marketing de Engajamento nós sempre estamos falando, lendo e compartilhando os principais assuntos envolvendo a comunicação. Além de falar sobre o que está acontecendo, é importante olharmos para o futuro também. Pensando nisso, eu separei as 5 principais tendências de marketing digital para 2020.

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Parece que foi ontem que imaginávamos 2020 como um futuro muito distante e quase inalcançável. Pois é, o tempo passou e finalmente chegamos em uma era digital, conectada e dinâmica.

Esse conceito já está presente em boa parte de nossas vidas atualmente, mas deve ficar ainda mais forte para os próximos anos. Para não se perder, e nem ficar para trás, nós vamos falar hoje sobre as principais tendências que vão se destacar no próximo ano e que você deve conhecer.

Confira agora essa lista!

1 - Anúncios nas redes sociais do momento

Por mais que o Facebook ainda seja a rede social com a maior quantidade de usuários no mundo, é perceptível que ela já não conta com a mesma força de tempos atrás. Com o surgimento de outras opções similares, os usuários já estão migrando, ou pelo menos passando mais minutos, em outras plataformas.

Entre as principais, podemos destacar o Instagram e o TikTok. Essencialmente visuais, móveis e com apelo jovem, essas redes sociais devem concentrar uma fatia maior do bolo de anunciantes na internet. No Instagram, isso deve ser voltado especialmente para a função Stories e no TikTok espalhados pelo aplicativo.

Com a facilidade de encontrar o público, as empresas devem focar mais em divulgação para essas plataformas, preterindo um pouco a forma mais tradicional de anúncios na internet.

2 - Menos orgânico, mais dinheiro

Para ganhar mais com os anúncios, as plataformas de Mark Zuckerberg devem diminuir ainda mais o alcance orgânico das publicações. Isso fará com que quem deseja usar o Facebook ou Instagram para negócios gaste mais em publicidade.

A estratégia já vem sendo colocada em prática há algum tempo, mas deve se intensificar ainda mais. Mesmo com bons conteúdos e gerando engajamento, será cada vez mais difícil conseguir resultados naturais satisfatórios. A lógica de pagar para aparecer para o seu público deve ficar ainda mais forte no próximo ano.

3 - Marketing de microinfluenciadores está aumentando

O mercado de influenciadores digitais é um dos que mais crescem dentro do marketing digital e deve seguir assim por mais um tempo. Mas além dos grandes digital influencers com milhões de seguidores, existe um mercado em expansão e que deve ganhar ainda mais espaço: o de microinfluenciadores.

Com alguns milhares de fãs, às vezes cerca de 10 mil (ou por vezes até menos que isso), esse tipo de influenciador digital está se tornando mais popular do que parece. Com um público fiel, próximo e engajado, os microinfluenciadores se tornam uma boa alternativa para quem deseja trabalhar com essa estratégia de digital influencers.

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Além disso, ao contrário do que muitos pensam, os microinfluenciadores costumam apresentar um retorno muito maior do que aqueles que contam com milhões de seguidores nas redes sociais. A lógica tem demonstrado que quanto maior for o público, menor o engajamento.

4 - Contato humano

Pode parecer estranho, mas a interação entre seres humanos é uma das tendências que você deve ficar de olho em 2020. Para quem produz conteúdo, independente do formato, significa que você deve estabelecer uma nova relação com o público, mais próxima e de mão dupla.

Já é possível perceber que os espectadores têm deixado de serem apenas receptores e estão passando para a emissão das mensagens também. Deixando a parte mais formal da comunicação de lado, significa que o público passou a também escrever, gravar, comentar e ter uma participação mais ativa na produção de conteúdo.

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O que, inclusive, nos leva também à próxima tendência.

5 - Comunidades online

Desde que o mundo é como conhecemos, as pessoas se reúnem em torno de algum assunto ou causa em comum. Na internet isso já era percebido em fóruns e grupos de discussão, mas ganhou força com a ascensão das comunidades online.

A ideia de diminuir o poder das timelines e focar em grupos onde as pessoas entram, participam e contribuem para uma discussão é uma das principais tendências de marketing digital para 2020.

Embora alguns optem por criar um grupo dentro de alguma rede social, esta talvez não seja a opção mais adequada para quem deseja ter controle e autonomia sobre o ambiente, além do acesso mais facilitado ao contato de quem participa da comunidade. 

Uma boa solução é a criação de comunidades online em plataformas específicas para isso, como a Duopana, que oferece todas as ferramentas necessárias para você criar, gerir e monetizar a sua própria comunidade.

Sobre as tendências de marketing para 2020

Uma das principais observações que podemos fazer sobre esta lista diz respeito à diversidade de temas que ela aborda. Não teremos um futuro voltado apenas para mídias sociais, influenciadores digitais ou mesmo negócios. São vários assuntos em alta e todos serão relevantes de alguma forma.

Isso demonstra que os próximos anos — não apenas 2020 — serão plurais e com espaço para diversas estratégias. Isso é ótimo para aqueles que desejam ficar por dentro das melhores práticas da atualidade, mas nem sempre se encaixam no que está acontecendo no momento.

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Com certeza algumas das tendências de marketing para 2020 apontadas nesta lista irão se encaixar em seu plano de comunicação. Além disso, sempre é válido conhecer novas práticas e inovar, não é mesmo?

Você já conhecia todas essas tendências? Deixe sua opinião nos comentários e diga em quais delas você deve investir para o próximo ano!


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