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6 maneiras de aumentar o crescimento da sua comunidade online

6 maneiras de aumentar o crescimento da sua comunidade online
Lorraine Dias
out. 23 - 8 min de leitura
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Adotar a criação de uma comunidade online como parte de uma estratégia de marketing traz ótimos resultados para quem investe neste tipo de projeto. Mas isso não quer dizer que para ter sucesso o caminho é simples: é preciso muito trabalho, especialmente para aqueles que ainda estão na fase de desenvolvimento e crescimento da comunidade.

LEIA MAISComo criar uma comunidade online

Uma das principais ações, quando falamos de gestão de comunidade, é incentivar a participação de novos membros. Mas o que fazer quando você não tem uma audiência já disponível para ativar no início da comunidade?

Este é um desafio que muitos gerentes de comunidade enfrentam, principalmente no início da jornada. Ter poucos participantes pode ser desanimador para alguns, mas é plenamente possível reverter esse quadro e aumentar consideravelmente a quantidade de pessoas dentro de uma comunidade online.

Como eu sei da importância deste fator para o crescimento da comunidade, em especial para aqueles que estão começando, eu separei algumas dicas para você conseguir mais participantes para a sua.

Qual a importância da quantidade de gente para o crescimento de uma comunidade?

Todos sempre falam que qualidade é muitas vezes mais importante que quantidade. Para uma comunidade online podemos dizer que os dois fatores são igualmente importantes, e que é preciso trabalhar nessas duas frentes simultaneamente.

Mas para quem está nos primeiros passos na gestão de uma comunidade pode parecer que aumentar o número de participantes é sempre mais desafiador. Por isso é compreensível que este seja o foco inicial, mas sem deixar totalmente de lado as ativações das pessoas que já estão presentes.

Para começar a trabalhar no crescimento da quantidade de usuários é preciso sempre ter em mente qual o objetivo da comunidade online. Isso é importante pois o número de pessoas não pode ser mais importante do que quem já está presente. Ou seja, de nada adianta ter muitos participantes se eles não fazem parte do perfil originalmente traçado no planejamento.

LEIA MAISO que faz um gerente de comunidade e 9 dicas para se tornar um

Quanto mais integrantes uma comunidade online tiver, mais ações poderão ser feitas, as interações vão acontecer com mais frequência e existirá muito mais conteúdo criado. Uma coisa leva à outra, o que explica a necessidade de trabalhar o crescimento da comunidade logo de início.

Ações para o crescimento da comunidade online

Além de saber porque é tão relevante ter mais participantes dentro do ambiente, é preciso saber como fazer isso. Para aqueles que estão começando pode ser complicado atrair mais pessoas, o que torna difícil o crescimento do projeto como um todo. A boa notícia é que esse problema tem solução.

Hoje eu separei para você algumas dicas para convidar mais pessoas e aumentar o número de participantes da sua comunidade online.

Convide a sua audiência

Começamos com uma dica quase óbvia, mas que muitos acabam se esquecendo. Seja uma pessoa ou uma marca, muito provavelmente você já possui alguns seguidores nas redes sociais mesmo antes da criação da sua comunidade online. Mas será que esse público sabe da existência do seu novo projeto?

Convidar pessoas que já te seguiam antes é tão simples que muitos gerentes de comunidade não lembram de fazer isso. Seja por achar que isso será orgânico ou desnecessário, deixam de avisar que existe um novo ambiente exclusivo sobre determinado tema e que esta pessoa será muito bem-vinda.

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A maneira como você irá fazer isso vai depender da forma de contato que você possui com essas pessoas. Para grupos menores é interessante realizar abordagens mais próximas e com uma maior intimidade, mas se você não possui esse relacionamento pode procurar maneiras mais formais e genéricas de fazer o convite.

O importante é que todos fiquem sabendo e se sintam motivados a entrar.

Identifique potenciais interessados

Com a ajuda da internet é possível encontrar quem irá se interessar pela sua comunidade. Assim como uma empresa pode procurar por clientes, você também pode ir atrás de pessoas que desejam encontrar um espaço para discutir sobre o assunto que a sua comunidade online está debatendo.

Fóruns, grupos e páginas em redes sociais, e blogs são locais onde as pessoas costumam se reunir para falar sobre os temas que gostam. Por que, então, eles não participariam da sua comunidade? Encontre-os e mostre que existe uma opção interessante para quem se interessa pelo tema central da comunidade.

Convide influencers

Influenciadores digitais costumam ter uma boa base de seguidores. Uma determinada parte desse público acaba seguindo um influenciador em mais de uma plataforma, o que pode ser interessante para você.

Convidar uma personalidade com muitos seguidores para participar de sua comunidade pode fazer com que ela traga mais pessoas para dentro do seu ambiente. Isso contribui de duas formas para o seu projeto, pois aumenta o número de participantes e, ao mesmo tempo, também cria engajamento.

Crie grupos menores

Usar outras plataformas para crescer a sua base de usuários é uma estratégia que vale a pena ser testada, principalmente nas fases iniciais. Ativar um grupo no Facebook ou no WhatsApp como forma de divulgar a sua comunidade é uma forma simples de chamar mais gente para ela.

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Mas lembre-se que estes grupos menores devem apenas servir como trampolim para a sua comunidade. Ou seja, nada de criar ações específicas para eles, ou você corre o risco de dividir a atenção que deveria ser voltada exclusivamente para a sua comunidade online.

Anuncie

Sim, esta é uma das principais formas de divulgar qualquer coisa na internet e também pode ser útil para a sua comunidade. Com ferramentas como Google Ads e Facebook Ads é possível identificar o seu público-alvo e mostrar que a sua plataforma é o ambiente perfeito para ele.

Claro que o crescimento da comunidade online de maneira orgânica é o ideal, mas não há nada de errado em usar os anúncios para ampliar a divulgação do seu projeto.

Esta ferramenta pode servir em diversos momentos de uma comunidade online, como a divulgação de uma ação específica ou até mesmo em um esforço de ativar um público novo, mas é no início da caminhada que ela pode fazer uma super diferença. Se você ainda não tem uma base de usuários, esta é uma opção que deve ser considerada sem dúvida alguma.

Crie um conteúdo com potencial viral

Nada é mais forte na internet do que o poder de uma viralização. Desenvolver ações de marketing, ativações em redes sociais ou qualquer outra forma que viralize irá chamar atenção para a sua comunidade e fazer com que muita gente a conheça.

Claro que não é tão simples assim, mas não devemos descartar essa oportunidade. Para ter sucesso aqui, é preciso exercer a criatividade, divulgar nos lugares certos, para as pessoas certas, e contar com um pouco de sorte para ter a força desse tipo de engajamento.


Todas essas formas contribuem de alguma maneira para o crescimento da sua comunidade online. Claro que nem todas elas podem ser aplicadas em absolutamente todos os projetos, mas encontrando as estratégias que mais se adequem à sua necessidade você irá conseguir atrair novos participantes e crescer ainda mais.

Além disso, por mais que essas ações sejam mais voltadas para quem ainda está começando, nada impede que você usa essas ideias para aumentar o crescimento da comunidade online, mesmo depois de um certo tempo.

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Mas aumentar o número de participantes não é o único desafio de um gerente de comunidades, não é mesmo? Deixe nos comentários quais são as suas maiores dificuldades e sobre o que você gostaria de saber mais na gestão de uma comunidade online. Quem sabe a sua dúvida não vira um conteúdo por aqui. 😉


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