Se tem uma coisa que toda comunidade online precisa se preocupar, isso se chama engajamento. Muitas vezes é necessário deixar de lado até mesmo a produção de conteúdo e focar em atrair ainda mais a participação dos integrantes.
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Isso parece estranho para você? Pois saiba que faz mais sentido do que imagina.
Focar suas atenções no que realmente importa é a chave para o sucesso de uma comunidade online. Por outro lado, tomar uma decisão errada pode fazer tudo ir por água abaixo.
Quer saber como evitar isso? Então me acompanhe até o fim.
Conteúdo demais pode ser ruim
Calma, não estou dizendo que uma comunidade não deve ter posts, mas sim que eles não devem ser a sua meta para o crescimento dela. Não são raros os casos em que o foco no conteúdo que o próprio gestor gostava acabou transformando a comunidade em um blog e desvirtuando do objetivo inicial.
Esse é um grande erro e deve ser evitado, ou todo o projeto pode acabar fracassando desde o início. Entender como uma comunidade online funciona é essencial para que o gerente de comunidade possa traçar o plano certo e buscar ações que priorizem o engajamento — e não a produção de conteúdo.
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Não podemos nos esquecer que é esse fator que diferencia uma comunidade online de um blog. Quando há apenas conteúdo e não engajamento, não há sentido de existir.
Começando o movimento
Costumamos ressaltar a atuação do gerente de comunidade e como ele é importante para o crescimento da comunidade, mas nesse caso o protagonismo é todo do primeiro participante. Para entendermos melhor a importância, vamos usar o exemplo de um dançarino.
Quando há apenas uma pessoa dançando sozinha, é a chegada de um segundo participante que transforma o primeiro em um líder. E é necessário muita coragem para exercer esse papel, (ou da ajuda de alguém). E é aí que o gerente deve atuar.
Um dos passos iniciais para o crescimento de uma comunidade online é a entrada do primeiro participante no ambiente. Ele deve ser estimulado a fazer uma ação de chamada de amigos, começando assim a dar início ao engajamento propriamente dito.
Crescendo com estilo
Todos gostam de ler textos bem escritos e claros, mas já se deparou com um conteúdo tão bem feito que parecia ser feito por um profissional? Pois é, até mesmo um ótimo artigo pode ter o seu lado negativo.
Neste caso, ele irá afastar os iniciantes e pode fazer com que eles se sintam intimidados a escrever. Ao ler um texto cheio de fontes, citações e como elementos mais formais, a pessoa pode achar que não é boa o suficiente para escrever na comunidade.
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Em uma comunidade (exceto de professores, jornalistas, etc) a escrita informal é plenamente aceita e deve ser tratada com naturalidade. Como essa é a maneira como a imensa maioria da população se comunica, isso vai aumentar a identificação e as chances do participante se sentir estimulado e começar a produzir conteúdo dentro da comunidade.
Ela irá crescer de forma orgânica, com textos orgânicos feitos por pessoas reais e que geram mais reconhecimento. Ou seja, ao focar no engajamento, a produção de conteúdo acontece depois, naturalmente, como o produto das ações de gestão da comunidade.
Não devo ter profissionais escrevendo?
Permitir a participação de profissionais da escrita é totalmente permitido e válido. Ter conteúdos bem produzidos e com referências irá fazer muito bem para a sua comunidade, desde que eles não se sobreponham ao material feito pelos participantes "normais".
Assim como muitas coisas na vida, essa ação é permitida contanto que não ocorram excessos.
Procure manter o tom da comunidade sempre alinhado com o que é produzido naturalmente, pois assim você não irá correr o risco de afastar os participantes orgânicos e ver seu engajamento diminuir.
Mesmo assim, existem exceções. Comunidades muito formais e que costumam ser feitas para um nicho que se comunica dessa forma não precisam se preocupar com esse fator, pois os participantes já sabem disso de antemão. Se esse é o seu caso, não há com o que se preocupar.
Foco no que importa
A principal lição que aprendemos de tudo isso é que a produção de conteúdo é o resultado e não o caminho para o crescimento da comunidade. Com essa ideia em mente você irá conseguir alcançar os resultados que deseja e verá mais e mais pessoas entrando e participando das ações propostas.
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Seguindo essas orientações e adotando boas práticas, você terá tudo que precisa para crescer e tornar a sua comunidade online cada vez maior.
Esse conteúdo também faz parte do meu livro Community Hacking, escrito em parceria com a Marilvia Oliveira. Para saber mais sobre esse assunto e conhecer mais sobre a obra, confira o livro aqui neste link. Ele prepara você para dominar o universo da gestão de comunidades!