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9 dicas para aumentar o engajamento da sua comunidade

9 dicas para aumentar o engajamento da sua comunidade

As pessoas estão cada vez mais ligadas e conectadas no mundo online. Isso deveria ser uma coisa boa para quem acaba de começar uma comunidade não é mesmo?

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Pois é, deveria. No entanto a grande popularidade da internet não necessariamente significa disposição das pessoas para dividir parte do seu tempo com sua comunidade.

Como manter as pessoas engajadas em sua comunidade então?

Fique calmo. Nossa equipe separou aqui para você algumas dicas que vão te ajudar nessa jornada!

Vale lembrar que apenas colocar as dicas em prática não é o suficiente para o sucesso da comunidade. É muito importante acompanhar de perto o trabalho, saber quem são os participantes da comunidade, estudar os números e ver o que realmente está dando certo. ;)

1 - Dê as boas vindas

Sabe aquele ditado que diz: "a primeira impressão é a que fica"? Pois é, ele também faz sentido para a sua comunidade. Por isso a primeira dica é proporcionar uma impressão inicial de impacto aos participantes da comunidade, com uma acolhida personalizada que mostre como ele é importante para você.

Diga para ele o quanto está feliz por saber que ele está fazendo parte da comunidade ou ainda como ele é importante para aquilo que você planeja. Esta será a primeira impressão sobre sua comunidade e essa experiência precisa ser positiva.

2 - Priorize conteúdos atraentes

Quando você analisa as postagens da sua comunidade é possível entender quais os artigos mais populares, qual o tempo gasto na leitura de cada post, e até os assuntos com mais visualizações.

Fazendo isso você pode incentivar os participantes a produzirem artigos sobre assuntos relevantes de forma atrativa e de fácil leitura.

É possível até criar uma freqüência de postagem, criando assim nos participantes um hábito muito saudável de geração de conteúdo. Conversar com os editores e criar um planejamento pode ser o caminho ideal para gerar uma agenda de conteúdo e organizar a freqüência das postagens.

3 - Construa bons relacionamentos

Não há como uma comunidade crescer se os seus administradores e proprietários não convidarem pessoas para participar. Uma forma ágil de fazer com que a atenção do participante esteja voltada à comunidade.

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As pessoas gostam de interagir, de ajudar e completar ideias. É por isso que estão em comunidades. Por esse motivo faça perguntas ao final do post, convide pessoas para falar mais sobre o assunto e estimule a interação, inclusive com convites para participação.

Construa um relacionamento positivo com cada participante. Se ele escrever agradeça e fale os pontos positivos da colaboração; se ele comentou, responda; se ele compartilhou, curta. Mostre que você se importa, mas sem ser chato.

4 - Use vídeos nos conteúdos

Alguns assuntos ficam muito bons se apresentados em vídeo. Prova disso é a gigantesca popularidade do Youtube. Além disso, enxergar a pessoa que está apresentando o conteúdo traz aos usuários uma sensação de confiança.

Por isso, faça um roteiro para criar vídeos daqueles assuntos que podem ser menos atrativos em texto. Na hora da divulgação dos conteúdos, use também vídeos curtos nas redes sociais pois eles vão ajudar muito.

5 - Invista em semanas temáticas

Eventos são ferramentas muito atrativas para impulsionar o engajamento em comunidades. Nas datas especiais as pessoas se tornam mais envolvidas nos assuntos que fazem sentido para aquele acontecimento.

Dentro da comunidade é possível usar isso para criar uma semana temática que faça com que os participantes se sintam empoderados a falar sobre o tema. Procurar datas importantes e convidar os participantes a levantar a bandeira por uma causa é apenas uma das alternativas possíveis.

6 - Seja bem humorado

Gerenciar a comunidade de uma maneira leve faz com que os participantes se sintam muito mais sensíveis a contribuir. Pense bem: quem é que vai querer contribuir, participar e interagir numa comunidade que tem um administrador rabugento? Ninguém.

Portanto, procure manter sua energia leve, tenha bom humor na escrita e os participantes responderão da mesma forma. O mais importante de tudo é manter uma curadoria de conteúdo que combine leveza com qualidade.

7 - Estimule o networking

conexão entre os participantes é, sem dúvida, uma das principais motivações da entrada de novos usuários na comunidade. Por isso, trabalhe para facilitar as interações entre eles, conectando as pessoas com interesses por assuntos em comum.

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Uma comunidade é uma rede de relacionamento. Facilitar o contato e as apresentações a torna cada vez mais forte. Veja quem são os autores da sua comunidade com interesses em comum e estimule essa conexão. Quem sabe eles possam até se tornar editores daquele tema, aumentando ainda mais o engajamento com o grupo.

8 - Faça experimentos

Para ter sucesso é fundamental pensar sempre em melhorias e novidades para a comunidade. Por isso, não tenha medo de tentar coisas novas e teste sempre todas as hipóteses que fizerem sentido para o crescimento da comunidade.

Experimentar novas abordagens pode fazer com que a comunidade saia da zona de conforto e alguns membros passem de meros leitores a colaboradores ativos e engajados.

9 - Monitore as métricas e resultados

Todo esse esforço que fez você chegar até aqui é para aumentar a relevância da comunidade e atingir as metas que você definiu no início da sua jornada de conteúdo digital. Não há como saber se você está perto ou distante da meta se não houver um trabalho de mensuração e monitoramento dos resultados.

Portanto utilize os números fornecidos pela plataforma para analisar o que está dando certo, e o que não está, em sua comunidade. Analisar o que provocou o aumento da sua comunidade, verificar os posts mais comentados e as tags mais curtidas são apenas alguns dos pontos que podem ser observados.

Os números vão ajudar a entender seu público e realizar as correções necessárias para que a comunidade cresça e leve seus participantes a uma maior participação e colaboração.

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Se você tiver um participante com um número alto de leituras, fale com ele e mostre os resultados. Se for o caso, torne ele um editor ou dê a ele a possibilidade de criar e administrar um grupo. Festejar os resultados com sua comunidade motiva os participantes a estarem cada vez mais engajados.

Depois de passar por toda essa jornada tenho certeza que vão aumentar muito as chances de sucesso da sua comunidade. Espero que as dicas tenham sido úteis, e se durante seu trabalho surgir alguma dúvida sobre o que falamos aqui, é só comentar abaixo. Estamos à disposição para te ajudar! ;)

Marketing na Era Digital
Lorraine Dias
Lorraine Dias Seguir

Sou Relações Públicas e pesquisadora . Atuo como estrategista de comunidades e Costumer Success na Duopana. Além de ser empreendedora no Pitch Literário do qual promovo a leitura e a escrita e integrante do Global Shapers- World Economic Forum

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