[ editar artigo]

Marketing de conteúdo: como atrair e engajar clientes!

Marketing de conteúdo: como atrair e engajar clientes!

O marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia de marketing digital que tem como princípio a criação de conteúdos para atrair e engajar um determinado público alvo.

LEIA MAIS - Marketing de conteúdo: a estratégia que coloca seu negócio no mapa

As empresas que pretendem utilizar essa estratégia precisam desenvolver um planejamento eficaz. Inicialmente, é necessário definir se a empresa mesmo que irá desenvolver os conteúdos ou se contratará uma agencia para essa função.

A sacada do marketing de conteúdo refere-se a relevância do assunto para o público que se pretende atrair. Para isso, torna-se primordial conhecer seu público alvo. Saber do que gostam, o que fazem, como se comportam, e, assim, identificar o persona.

Outra etapa seria a criação dos conteúdos que podem ser divulgados nos mais diversos formatos, desde e-mails, blogs, posts, vídeos, e-books entre outros. Como também a definição dos canais onde podem ser divulgados os conteúdos: redes sociais, lista de e-mails, no portal da empresa.

Essas decisões dependem exclusivamente do persona identificado, ou seja, que formato de conteúdo prefere e que canais mais utiliza?

Por fim, a última etapa é a mensuração dos resultados para saber se as estratégias estão seguindo o caminho correto e atingido os objetivos almejados.

Marketing na Era Digital
ELISÂNGELA DA SILVA ROCHA
ELISÂNGELA DA SILVA ROCHA Seguir

Administradora (UNIVALI), Especialista em Gerenciamento de Marketing (FURB/INPG), Mestre Engenharia de Produção (UFSC) e Doutora em Turismo e Hotelaria (UNIVALI) com período sanduíche na Universidade Rovira I Virgili, Espanha.

Ler conteúdo completo
Indicados para você