Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como aumentar engajamento com vídeos?

Como aumentar engajamento com vídeos?
Rafael Cardoso
jul. 23 - 9 min de leitura
000

Aumentar engajamento com vídeos é uma necessidade extrema para as empresas e profissionais que queiram ser competitivos no mercado.

Por isso, aqui será seu tutorial para usar vídeos com o objetivo de aumentar o engajamento, seja no seu perfil de rede social, na página comercial de seu Instagram, LinkedIn, Facebook, Twitter ou mesmo seu site ou blog.

Você irá compreender como será simples encantar pessoas ao ponto delas serem engajadas e colaborativas.

O que é engajamento?

Engajar pessoas significa criar laços e conexões emocionais inspiradoras.

Por esse elo, as pessoas comentam seus posts, sugerem outros pontos de vista sobre determinado tema e criam juntas mais conteúdo relativo ao seu propósito.

Será que engajamento com vídeos tem a ver com empatia?

Não se compra engajamento. Não se aluga seguidores por engajamento. Não se assina alguma ferramenta para gerar engajamento.

Engajamento se conquista com valor.

Engajamento seduz audiências.

Acredito que no caso do marketing da era digital, engajamento é apenas o resultado de uma produção de conteúdo valorosa.

Engajar pessoas significa também compartilhar espaços colaborativos, como comunidades, grupos e turmas virtuais acolhendo os indivíduos que se identificam com ações propositivas a um fim de grande valor agregado.

Engajar pessoas é o sonho de consumo de toda empresa ou profissional liberal, seja pela oferta de um produto ou serviço prestado.

Por que focar no engajamento?

Engajar pessoas é mais caro que campanhas de marketing digital, pois precisam de uma curva temporal mais extensa do que os resultados a curto prazo tão visíveis nessa forma de marketing.

Entretanto, engajar pessoas também é uma ação de construção de grande capital social.

Quando engajadas as pessoas não respondem a estímulos mecânicos, mas se inspiram em seus posicionamentos e insights compartilhados, seja por qual for o ponto de contato instituído em suas estratégias de marketing.

Engajar pessoas é um ato consequente de um relacionamento encantador.

Engajamento é consequência

Não se persegue o engajamento, provoca-se engajamento. Não se compra engajamento, pela sedução acontece o engajamento.

Pode até ser um mantra de repetição, mas é a mais pura verdade. Por isso, tantas vezes repetirei a citação acima.

Não se impõe engajamento, estimula-se engajamento com interações genuínas e sugestões conectaras com o propósito de existência daquele estímulo.

Engajamento com vídeos trata-se apenas do uso de uma linguagem para provocar resultados.

Certamente, com técnica e profundidade de conteúdo, os vídeos alavancam muito mais rápido se posicionados e produzidos da forma certa ao objetivo.

Engajamento é possível em curto prazo

Apesar de muitas especulações por parte de pessoas que ainda também estão aprendendo esse processo, é possível sim conquistar engajamento a curto prazo.

Porém, existem alguns elementos técnicos que determinam a velocidade deste engajamento.

  • Relevância de seu conteúdo para a audiência. Quer saber mais sobre como criar conteúdo relevante?
  • Compreensão sobre as otimizações daquele post em determinado canal de comunicação. Você pode compreender mais sobre otimizações assistindo a este vídeo;
  • Consistência de seus posts. Caso você ainda não entenda, engajamento se dá também pela entrega de um calendário de postagens sobre o conteúdo produzido.
  • Empatia com a audiência. Mesmo seu conteúdo não mostrando alguém como protagonista da sua comunicação, aquilo que será produzido precisa gerar interesse da audiência;
  • Propósito de existir de seu conteúdo precisa estar muito claro para os produtores de conteúdo.
  • Técnicas de compartilhamento orgânico usadas nos posts de forma a agradar as características dos usuários daquela rede social ou comunidade.

Alerta sobre engajamento

O fenômeno emocional do engajamento só existe quando há conexão emocional das duas partes.

Você também precisa demonstrar para as pessoas que aprecia a audiência delas.

Certamente, você precisa interagir com que está interagindo com você ou sua marca.

Assim, responda às interações de forma assertiva e positiva.

Não se comunica sem compreender exatamente o que a interação da audiência quer exprimir. Entenda o que ela está comunicando para responder claramente e aumentar as oportunidades de criar este elo emocional.

O perigo dos chatbots

Chat-bot é uma metodologia que agiliza determinados processos de interação em redes sociais, sites, blogs, comunidades, e outros pontos de contato virtuais.

Eles servem para recepcionar clientes, prospects ou fornecedores a determinados processos, mas não podem ser usados para substituir os relacionamentos humanos.

Uma verdade sobre bots precisa ser dita. As ferramentas de chat-bot ajudam, mas não substituem as abordagens humanas.

Portanto, não dependa dos chat-bots para criar engajamento. Isso pode, inclusive, aumentar a distância entre você e sua audiência.

Outro ponto de destaque é frieza sobre esse relacionamento. Clientes querem ser acolhidos.

Caso os bots estejam em uma linha de frente de atendimento, o engajamento cai, consideravelmente.

O distanciamento do chat-bot

Um estudo realizado pelo instituto FORRESTER detectou que a interatividade dos chat-bots aumentaram a velocidade de contratação de um serviço de assinaturas para uma empresa americana de televisão a cabo.

Foram mais de 40% o aumento de atendimentos, além de diminuir o tempo médio de atendimento sobre a contratação desde serviço em até 60%.

Sob o ponto de vista de processos, essa interatividade foi um sucesso absoluto.

Porém, as consequências disso foram também reveladores.

Das conversões de serviços contratados pelo sistema de bots, cerca de 95% das pessoas cancelavam a contratação até 72 horas depois.

Enquanto as contratações realizadas pela interação humana tinham índices de cancelamento em volta de 30%.

No final das contas, a interação humana mantinha a meta de assinantes crescer e fidelizar. Bots não fidelizam.

Como aumentar engajamento com vídeos?

Se você já grava vídeos ou usa a linguagem audiovisual de outra forma para produzir seu conteúdo, darei aqui ajustes simples, mas poderosos para aumentar o engajamento em suas redes sociais e comunidades.

Se você ainda não está produzindo, pode também usar esses ajustes para produzir seus vídeos com alta performance de engajamento.

  1. Crie conteúdos relevantes e exclusivos;
  2. Convide as pessoas já no início do vídeo a comentarem sobre as expectativas sobre o assunto do vídeo;
  3. Agradeça às pessoas por estarem interagindo com seus posts. Você pode até nomear algumas de forma breve de vez em quando;
  4. Peça para as pessoas sugestões sobre outras conclusões existentes para seu conteúdo relevante;
  5. Use alguns comentários para se inspirar em vídeos futuros, principalmente, se forem perguntas;
  6. Crie conteúdo que propaga interatividade futura: “Você se identifica com esse assunto? Poste aqui o que você diria para as pessoas caso estivesse com essa situação. No próximo vídeo, eu trarei as melhores respostas”;
  7. Responda a todos os comentários, mas não repita respostas, tal como se fosse um bot ou o famoso fenômeno control c control v;
  8. Caso as perguntas sejam repetidas, indique o link de um vídeo ou uma playlist nós próprios comentários;
  9. Use datas significativas para interagir com quem está de data próxima ao aniversário, Natal, Páscoa, Réveillon;
  10. Convide as pessoas a participarem de alguma comunidade. Você pode ler sobre isso clicando aqui;
  11. Use links para materiais e postagens de outras fontes que enriqueçam mais ainda a interação do tema em suas descrições dos posts de vídeos;
  12. Seja sempre acolhedor e simpático às interações. Não reajuste forma impulsiva a uma crítica;
  13. Tenha sempre conduta coerente com o que seu propósito prega. Não minta, não propague fake news, não se envolva em discussões pautadas pelas emoções em seus comentários;
  14. Não faça vídeos plagiando outros canais, mesmo os estrangeiros;
  15. Respeite as dinâmicas de compartilhamento orgânico das plataformas de comunicação e redes sociais;
  16. Legende os vídeos que serão postados em redes sociais com players silenciosos nas suas timelines;
  17. Mantenha regularidade sobre suas postagens. Estabeleça um calendário de veiculação e tenha disciplina;
  18. Crie vídeos levando em consideração as experiências de tempo de duração das narrativas de seus concorrentes e dos internautas que consomem as redes sociais;
  19. Convide pessoas para participarem de seu conteúdo em vídeos. Entrevistas são bem legais se produzidas com inteligência de conteúdo, qualidade do entrevistado para o tema proposto e a empatia do moderador;
  20. Organize um roteiro claro de começo, meio e fim. A clareza do discurso de comunicação também é importante para provocar engajamento.

Engajamento também deve ser abordado em cursos online

As técnicas para provocar engajamento também devem estar presentes nas experiências de cursos e treinamentos online. Para isso, você precisa levar em consideração as interações dos alunos e as expectativas deles.

O lançamento de um curso online também se beneficia, diretamente, do engajamento. Por isso, é extremamente importante você compreender como o engajamento pode até lhe ajudar a vender mais infoprodutos.

Alunos se desmotivam quando percebem que o conhecimento do curso está aquém de suas necessidades. No entanto, se eles tiverem claro o plano de curso, terão também mais facilidade de engajar durante a jornada de aprendizado.

Certamente, esses ajustes terão grande impacto a curto prazo e farão você ter mais força de engajamento em sistemas EAD.

Comente aqui qual a sua situação

Você já tem produção de vídeos?

Você grava vídeos com facilidade?

Colocarei aqui o link do meu CHECK LIST para produção de vídeos capazes de gerar um lançamento de curso online. Aproveite.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você