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9 dicas para um Plano de Marketing completo

9 dicas para um Plano de Marketing completo

Simples e desafiador.

Montar um plano de marketing é uma tarefa multissetorial e que envolve profunda pesquisa e análise a fim de orientar a tomada de decisão. Muitas empresas não o fazem, mas saiba que esse é um processo que faz a diferença nos resultados.

Vamos as dicas!

  1. Analise o macro ambiente: como estão as questões políticas, econômicas, sociais e culturais, tecnológicas e da natureza? Verifique os principais fatores que estão acontecendo na região em que atua e que podem impactar o seu negócio. Ex.: leis que regem o setor, tecnologias disponiveis, situação do país etc.
  2. Analise o micro ambiente: entenda sobre as tendências do mercado em que vai atuar com base em dados reais de fontes confiáveis. Identifique como as pessoas se relacionam com esse tipo de produto (como comprar, como usam). Busque os principais concorrentes do setor.
  3. Seja um expert do seu produto: entenda todo o processo de como sua empresa está comercializando e quais são as características do produto (físicas, de acesso, de usabilidade, etc).
  4. Faça a análise SWOT: uma ferramenta amplamente conhecida no marketing, ajuda a ententer as oportunidades e ameaças do mercado e macro ambiente; assim como suas fraquezas e forças como empresa.
  5. Determine seus objetivos: agora que você domina seu produto e está atualizado sobre o que acontece no segmento, defina seus objetivos e metas (quantifique um número a se alcançar em um período de tempo determinado).
  6. Estratégia de 4 P's: entenda como você poderá trabalhar com o produto, preço, praça (distribuição/logística) e promoção (comunicação).
  7. Plano de ação: de acordo com minhas estratégias, quais ações devo tomar?
  8. Orçamento e cronograma: entenda de quanto precisará de dinheiro para colocar o plano em ação e qual será o período. Se necessário, repense as estratégias e o plano para caber no orçamento.
  9. Avalie, mensure, controle: os objetivos traçados devem ser passíveis de mensuração. Aqui, sua empresa acompnha os resultados continuamente.

Com esse overview do que se considerar, acredito que ficam claras 3 coisas: a ideia é simples, a prática é complexa, as decisões são mais assertivas o que trarão melhores resultados para o seu negócio. Vamos começar?

 

Marketing na Era Digital
Bianca Rodrigues Cordeiro de Souza
Bianca Rodrigues Cordeiro de Souza Seguir

Profissional com 10 anos de experiência em Comunicação e Marketing, nas áreas de Comunicação Corporativa, Comunicação Interna, Endomarketing e Marketing B2C/B2B/B2G, atuando em empresas privadas de grande porte.

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