Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A educação no cenário VUCA

A educação no cenário VUCA
Josiane Camacho Laurentino
nov. 6 - 3 min de leitura
000

O mercado educacional produz conteúdos digitais há anos: livro em pdf, conteúdos nos sites, jogos educacionais, livro interativo, Realidade Virtual… enfim, as possibilidades são muitas. Mas na maior parte das escolas os conteúdos nessas plataformas eram utilizados em momentos esparsos, quando sobrava tempo, quando dava… 

Corta para março de 2020! O que vemos são escolas correndo atrás para adaptarem os conteúdos, as aulas, as plataformas, tudo para que a experiência presencial fosse transportada para o digital com sucesso. O processo, que se iniciou no susto para suprir as necessidades que naquele momento pareciam durar duas, três semanas, já caminha para o oitavo mês em andamento. Alunos, professores, pais e toda a comunidade escolar tiveram que se adaptar a uma nova rotina e a novos procedimentos, uns mais bem sucedidos do que outros. 

Esse período de volatilidades e incertezas, complexo e ambíguo, trouxe questionamentos aos materiais que vínhamos pensando para a educação digital,  mas também mostrou as possibilidades que um conteúdo disponibilizado de forma on-line pode trazer para a educação. Editoras, escolas e produtoras de conteúdo que já contavam com um bom catálogo de opções saíram na frente, mas ainda há espaço para muita inovação. 

O conteúdo digital para educação precisa ser interessante para o estudante, funcional para os professores e disponibilizado em plataformas simples de usar. As incertezas do momento não podem se refletir nos materiais e nas plataformas, por isso é tão importante que estudantes e professores tenham acesso a conteúdos e materiais de qualidade em plataformas seguras e confiáveis. A mentalidade digital não pode estar restrita ao processo de digitalizar materiais já existentes, ou seja, apenas colocar um professor falando para uma câmera diante de trinta alunos que muitas vezes não estão nem preparados e nem motivados para este processo não parece muito efetivo. É hora de criar soluções educacionais que auxiliem o processo educativo, que sejam pensados em sintonia: conteúdo + plataforma devem ser pensados em conjunto. 

As aulas virtuais não cessarão instantaneamente, o caminho de volta para o "antigo normal" é longo e, principalmente quando se trata da segurança de milhões de estudantes, as dúvidas são muitas. Diante deste cenário, uma coisa é certa: algum momento de educação online vai permanecer por muito tempo ainda! A semente foi plantada e agora é hora de cuidar, regar, para que ela cresça forte e saudável. O digital na educação sempre terá que enfrentar diversos desafios, mas as oportunidades são muitas. As necessidades educacionais mudam de uma escola para outra, de um estudante para outro, e quanto mais personalizada for sua solução educativa maior a relevância que ela terá para o seu público. 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você