Talvez o mais interessante ponto do marketing seja que toda mágica é criada de um processo gerencial e apesar de parecer que agora acabou a mágica, esse é só o início dela.
Para falar de mágica, é inevitável falar de Disney ou melhor do livro “O jeito Disney de encantar clientes”.
À primeira vista, espera-se um grande segredo, um grande bipidbopidbum, como diria a fada madrinha, mas não é sobre isso que se trata o livro, ele mostra todo o sistema gerencial e organizacional da Disney para criar a experiência única do mundo Disney.
Então aqui vão algumas lições para compreender o passo a passo da criação de uma experiência mágica.
1- 1. Atenção aos detalhes: Nas portas dos quartos de hotel existem 2 olhos mágicos, um na altura dos adultos e outro na altura das crianças. As latas de lixo são colocadas a cada 8 metros, devido a um estudo feito para saber a distância média que uma pessoa carregaria o lixo antes de joga-lo no chão.
2- 2. O cenário é onde quer que o cliente esteja: loja, atendimento eletrônico, site, todos os pontos de contato que o cliente vivencia exerce um papel na sua visão sobre a empresa.
3- 3. Melhoria contínua: descobrir o que desagrada os clientes e criar processos de resolução desses problemas, são fator crucial para a experiência positiva do cliente.
4- 4. Integrar todos os detalhes acima.
O que pode se aprender com o livro sobre a criação de
experiencia é que é preciso estar atento a mensagem que você passa ao seu cliente
em todos os pontos de contato; é importante que cada detalhe faça parte da
história contada; é necessário ter processos desde atendimento até o não visível
aos olhos do cliente focados em descobrir pontos de combustão( grandes problemas)criando
assim maneiras/processos eficientes de contorna-los; e talvez o mais difícil de
tudo, integrar tudo isso em um sistema.
Quer criar mágica? Defina seu processo e seu propósito.
Ambos juntos, criarão experiencias mágicas.