Conceitos essenciais do marketing e fundamentos de estratégia estão categorizados aos elementos de base para criar ações de sucesso. Devemos começar por aqui: os 4 Ps, os 4 Cs e os 4 As; partindo desses conceitos essenciais elaboramos os principais recursos que serão necessários para atingir nossos objetivos ou seja “estratégia”.
Para irmos adiante precisamos do público-alvo para determinar a estratégia de marketing que vamos utilizar.
O que temos:
- Estratégia de Marketing – desenvolver melhor combinação entre os 4 Ps para atender aos objetivos de marketing com público-alvo
- Plano de Marketing – é o instrumento que nos auxilia determinar o melhor conjunto de 4Ps para cada objetivo de marketing.
Os 4Ps e 4Cs:
- Produto: aquilo que satisfaz uma necessidade ou desejo, o produto é tudo aquilo que é disponibilizado ao consumidor, pensando nas necessidades do público-alvo.
- C - Solução para (cliente do produto)
- Preço: estabelece as condições de troca (nem sempre está ligado as questões financeiras)
- C – Custo para (o cliente) do lado do consumidor é o preço/custo para obter o produto
- Praça: local onde as coisas acontecem (ambiente físico, offline ou por meios digitais/online, vendem o seu produto?)
- C – Conveniência (praça da escolha do consumidor/cliente, onde seu cliente está? Onde ele pode obter o produto?)
- Promoção: Forma de comunicar ao público-alvo sobre o produto, sobre você, sobre seu negócio, sobre promover sua oferta, divulgar sua marca e gerar receita.
- C – Comunicação (é a mais ampla envolve o consumidor, uma abordagem orientada ao cliente para a tarefa de venda de produtos. A comunicação exige interação entre o comprador e o vendedor. Os 4 Cs do marketing exigem comunicação durante todo o processo, do início ao fim, e começa com a compreensão dos anseios do consumidor em relação ao produto.
Qual a diferença?
A diferença é baseada, precisamente, na abordagem sobre o consumidor:
No modelo dos 4 Ps do marketing, o enfoque central é sempre o do produto. Enquanto no modelo dos 4 Cs do marketing a atenção é voltada para o consumidor.
E ao 4 As?
Os 4 As são, basicamente, um sistema integrado que descreve as interações da empresa e seus componentes mercadológicos (ou força do mercado) a fim de avaliar as opções de marketing que melhor se alinham com os seus objetivos.
São eles: Análise; Adaptação; Ativação e Avaliação.
Vale relembrar que temos várias definições para o marketing, sim, podemos simplificar esse contexto baseado na definição de Kotler em 2003 sobre a essência do marketing:
“Marketing é atividade humana para satisfazer necessidades e desejos por meio de troca.” Kotler
Um exemplo de troca é quando uma pessoa compra qualquer produto: ela troca o seu dinheiro por algo que necessite ou deseje. Quanto mais o marketing entende seu público-alvo, suas dores, anseios e desejos, seus hábitos e necessidades, maior a probabilidade de saber o que realmente interessa aos seu público.
Por mais complexo que possa parecer é por aqui que você deve iniciar, absorvendo a essência daquilo que é feito para pessoas.
“...na complexidade eu não consigo ir sozinho, preciso do olhar do outro para me completar”. – Martha Gabriel
Marketing não é algo entre dois, são para as pessoas.
Marketing é troca.