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A essência daquilo que é feito para pessoas

A essência daquilo que é feito para pessoas
Jackeline Menezzes
mar. 11 - 4 min de leitura
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Conceitos essenciais do marketing e fundamentos de estratégia estão categorizados aos elementos de base para criar ações de sucesso.  Devemos começar por aqui: os 4 Ps, os 4 Cs e os 4 As; partindo desses conceitos essenciais elaboramos os principais recursos que serão necessários para atingir nossos objetivos ou seja  “estratégia”.

Para irmos adiante precisamos do público-alvo para determinar a estratégia de marketing que vamos utilizar.

O que temos:

  • Estratégia de Marketing – desenvolver melhor combinação entre os 4 Ps para atender aos objetivos de marketing com público-alvo
  • Plano de Marketing – é o instrumento que nos auxilia determinar o melhor conjunto de 4Ps para cada objetivo de marketing.

Os 4Ps e 4Cs:

  • Produto: aquilo que satisfaz uma necessidade ou desejo, o produto é tudo aquilo que é disponibilizado ao consumidor, pensando nas necessidades do público-alvo.   
  •  C - Solução para (cliente do produto)
  • Preço: estabelece as condições de troca (nem sempre está ligado as questões financeiras)                                                                                                       
  • CCusto para (o cliente) do lado do consumidor é o preço/custo para obter o produto
  • Praça: local onde as coisas acontecem (ambiente físico, offline ou por meios digitais/online, vendem o seu produto?)   
  • C – Conveniência (praça da escolha do consumidor/cliente, onde seu cliente está? Onde ele pode obter o produto?)
  • Promoção: Forma de comunicar ao público-alvo sobre o produto, sobre você, sobre seu negócio, sobre promover sua oferta, divulgar sua marca e gerar receita.     
  • C – Comunicação (é a mais ampla envolve o consumidor, uma abordagem orientada ao cliente para a tarefa de venda de produtos. A comunicação exige interação entre o comprador e o vendedor. Os 4 Cs do marketing exigem comunicação durante todo o processo, do início ao fim, e começa com a compreensão dos anseios do consumidor em relação ao produto.

Qual a diferença?

A diferença é baseada, precisamente, na abordagem sobre o consumidor:
No modelo dos 4 Ps do marketing, o enfoque central é sempre o do produto. Enquanto no modelo dos 4 Cs do marketing a atenção é voltada para o consumidor.

E ao 4 As?

Os 4 As são, basicamente, um sistema integrado que descreve as interações da empresa e seus componentes mercadológicos (ou força do mercado) a fim de avaliar as opções de marketing que melhor se alinham com os seus objetivos.
São eles: Análise; Adaptação; Ativação e Avaliação.

Vale relembrar que temos várias definições para o marketing, sim, podemos simplificar esse contexto baseado na definição de Kotler em 2003 sobre a essência do marketing:

“Marketing é atividade humana para satisfazer necessidades e desejos por meio de troca.” Kotler

Um exemplo de troca é quando uma pessoa compra qualquer produto: ela troca o seu dinheiro por algo que necessite ou deseje.  Quanto mais o marketing entende seu público-alvo, suas dores, anseios e desejos, seus hábitos e necessidades, maior a probabilidade de saber o que realmente interessa aos seu público.

Por mais complexo que possa parecer é por aqui que você deve iniciar, absorvendo a essência daquilo que é feito para pessoas.

 

“...na complexidade eu não consigo ir sozinho, preciso do olhar do outro para me completar”. – Martha Gabriel

 

Marketing não é algo entre dois, são para as pessoas.
Marketing é troca.


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