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A jornada e as técnicas de netnografia, neuromarketing e IA

A jornada e as técnicas de netnografia, neuromarketing e IA
Leonardo Mattos Santos
fev. 10 - 2 min de leitura
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A jornada do Cliente ou a Jornada de Compra?

Com essa pergunta iniciamos a discussão sobre as eras do Marketing. Qual é a orientação estratégica da organização?

Orientado para produtos, ou seja, em situações em que o produto determina a forma de atuar da empresa, somos líder em produtos, produtos com excelência e desejo, na qual consumidores chegam a dormir na fila para serem um dos primeiros a terem o lançamento.

Orientados para os clientes, eles estão no centro do negócio, são responsáveis pelo lucro decorrente da satisfação que provém da excelência em tudo que fazemos, não somente produtos e serviços que entregamos, como experiências.

Independente de qual a escolha e quais resultados cada uma traga à organização, devemos enfatizar que o mais importante seria considerar a “Jornada”, e como tal, sem fim!

Nada de funil, além de ter um fim ele ainda sofre pela inércia, e isso leva a problemas de “resultados forçados”, talvez no futuro a organização não obtenha uma sustentabilidade em vendas, pois pela inercia comercializou com leads que não estavam no time ideal, ou não eram leads qualificados.

A jornada como uma jornada! Se pensarmos bem nas etapas como o marketing digital pode aplicar e as técnicas de otimização para melhoria das etapas de jornada?

Se antes de iniciarmos uma estratégia de marketing no meio digital, buscarmos no entendimento da etnografia:  como entender os valores e os fatores culturais que geram as diferenças que caracterizam a identidade de um grupo e aliarmos às técnicas Neuromarketing: que podem influir e moldar comportamentos na qual sabemos que a emoção ajuda na tomada de decisão podemos  não somente desenhar estratégias de comunicação, mas abordagens de vendas, hacks vencedores e objeções à negociações mais assertivas, mais dinâmicas e sobretudo mais eficientes.

E ao final ainda é possível adotarmos modelos de IA, tanto no processo de inteligência nas etapas da jornada, quanto na adoção de Machine Learning, para melhoria de resultados e performance.

Faça da sua jornada uma verdadeira jornada!  

Foto de Montse Monmo no Unsplash


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