O marketing atualmente está participando de todas as etapas do funil de vendas e a automação é uma tecnologia com capacidade de aumentar a eficiência das ações e de otimizar o investimento disponível, já que consegue gerar mais leads para as empresas com o mesmo orçamento, reduzindo trabalhos manuais. Os benefícios do investimento em automação vão além, possibilitando o aumento das vendas e receitas, diminuição do Custo por Aquisição e a melhoria da retenção de clientes.
A Automação permite ser relevante em escala e falar com o maior número de pessoas de uma só vez, mas sem desprezar o funil de marketing. É capaz de transformar visitantes de sites e possíveis leads, em clientes efetivos, na medida em que entrega a mensagem certa, pra pessoa certa, no momento certo. Com a automação é possível identificar o estágio e os interesses de compra dos clientes em potencial e enviar mensagens adequadas levando-o ao próximo passo.
E é nesse ponto da história que começa a parceria de sucesso da Automação com o E-mail Marketing, pois além de possibilitar o contato no decorrer do funil, também possibilita manter uma comunicação one to one e trabalhar a base própria de clientes, por meio de mensagens segmentadas e personalizadas, criando relacionamento e gerando valor. Afinal, clientes mais satisfeitos são mais fiéis as marcas.