A definição da buyer persona é importante para o sucesso do marketing de conteúdo de qualquer empresa, e também o primeiro passo para o mapeamento da jornada de consumo, pois será através dessa representação do cliente ideal, baseado em informações reais como, dados demográficos, comportamentos, objetivos, desafios, necessidades e motivações, que será possível escalar o negócio em proporções e entregar o produto ou serviço para muitos e de forma bem assertiva, com linguagem e tom de voz adequada a marca.
Após o entendimento das características psicográficas dessa persona na sua vida pessoal, incluindo seus anseios e os problemas que enfrentam, e do seu comportamento de consumo dos meios, ou seja, no que está interessado, que conteúdos consome, e em quais canais, podemos iniciar o mapeamento, ponta a ponta, do cliente durante a jornada, afim de identificar as experiências e os pontos de dores para propor melhorias.
No mapa da jornada do cliente consideramos os aspectos qualitativos de interação da persona com o negócio em qualquer momento, tendo como objetivo entender tão bem os problemas e motivações, que as melhorias que serão sugeridas virão tão facilmente no desenvolvimento da dinâmica, que gerará questionamentos do tipo, como eu não pensei nisso antes?
Durante o processo de mapeamento são identificados os estágios e, posteriormente, o passo a passo com o detalhamento de cada estágio. Depois são observados os diversos pontos de contato do cliente com a marca, também de acordo com os estágios. O reconhecimento dos pequenos pontos de interação e a adequação da linguagem e do tom de voz pode melhorar a experiência do consumidor.
Com essas etapas acima concluídas, já teremos base o suficiente para mergulhar num brainstorming e levantar as motivações e dores da persona em relação ao produto ou serviço. Neste momento os problemas identificados serão utilizados como recursos para proposição de melhorias e, enfim, será possível traçar estratégias personalizadas e bem direcionadas, aperfeiçoar o relacionamento com o consumidor para potencializar o negócio.
Mesmo o caminho durante a jornada não sendo linear, já que tanto o funil de marketing como e de vendas é bem dinâmico, e as personas podem estar em estágios e maturidades diferentes, o relacionamento durante todo o processo de experiência com a marca tem impacto direto na satisfação, pois no final das contas as pessoas não querem o produto ou serviço, e sim o valor agregado, e quanto mais satisfação a sua experiência de marca entregar, maior as chances de gerar um diálogo produtivo e alcançar um cliente fiel e embaixador da sua marca.