[ editar artigo]

Acessibilidade digital: importante em 2021?

Acessibilidade digital: importante em 2021?

Acessibilidade digital significa criar aplicativos que atendam às necessidades não apenas de pessoas com deficiências visuais, auditivas, de fala, físicas, cognitivas ou neurológicas (como daltonismo), mas também daquelas com limitações relacionadas à idade, condições de saúde ou deficiências temporárias.

O principal foco de prover acessibilidade em produtos digitais é que todos, independentemente de suas limitações crônicas ou temporárias, possam perceber, navegar e interagir com o seu produto.

Acessibilidade Digital em 2021: Por que é importante?

A importância da acessibilidade digital vem ganhando cada dia mais atenção nos últimos anos, isso pelo fato de que cada vez mais países estão adotando leis e regulamentos para garantir que os aplicativos atendam às necessidades das pessoas com deficiência.

Mas com a chegada da COVID-19, a necessidade bateu na porta.

Diante do lockdown implementado em países de todo o mundo, as pessoas agora confiam nos serviços digitais para quase tudo.

As atividades cotidianas, desde compras e trabalho remoto até educação e saúde, agora são realizadas usando aplicativos móveis ou web.

Com essas plataformas digitais se tornando nosso principal método de trabalho, comunicação e compra de bens e serviços essenciais, agora é mais importante do que nunca garantir que elas sejam acessíveis a todos, inclusive às pessoas com deficiência.

Como é a Acessibilidade Digital?

A acessibilidade digital tem a ver com derrubar barreiras e abrir portas para um novo mundo a ser descoberto.

Mídias de áudio, impressas e visuais podem ser muito mais acessíveis e eficazes com a ajuda de tecnologias modernas que forneçam opções para aqueles que querem se envolver.

Ao entrar na era digital, estamos proporcionando igualdade e oportunidades para fazer coisas aparentemente simples, como por exemplo procurar e se candidatar a empregos ou até mesmo ter aulas online.

Quando devo me  preocupar com a acessibilidade?

SEMPRE!

Tornar a web acessível beneficia diferentes tipos de usuários.

Com a experiência do usuário se tornando uma peça essencial e os designers de UX finalmente conseguindo um lugar no mercado, é preciso acompanhar todas as necessidades e demandas, capacidades e habilidades, preferências e situações dos usuários.

Sabendo disso, todo tipo de orientação, seja leitores de tela ou navegação pelo teclado são muito importantes e devem ser utilizadas.

O objetivo é a interação digital entre pessoas e serviços, produtos, informações e entretenimento sem limitações, sem barreiras e sem restrições.

E isso é algo que deve ser abordado na fase inicial de um projeto, para que possa reduzir os custos ao revisá-lo mais adiante.

Por exemplo, vamos começar a desenvolver um App.
Iniciamos o projeto com o design do aplicativo pensando primeiramente no modo acessibilidade.

Vamos listar um breve passo a passo do que devemos avaliar nessa etapa inicial:

  • Proporcionar certa quantidade de contraste entre as cores de primeiro plano e plano de fundo;
  • Garantir que os elementos interativos sejam auto explicativos e facilmente identificados;
  • Fornecer uma navegação clara, consistente e rotulada para uma perfeita compreensão;
  • Garantir que os formulários tenham rótulos claros para o que será inserido e que os campos obrigatórios sejam auto explicativos sobre a intenção;
  • Otimizar a experiência para desktops, laptops e dispositivos móveis;
  • Fornecer controles de teclado para navegação de conteúdo e uma marcação clara para os leitores de tela.

Depois de analisada, essa etapa será passada para o time de desenvolvimento que utilizará as ferramentas e conhecimentos adequados para testar e garantir a acessibilidade de um App que sirva para todos.

Cuidando desses detalhes, você obtém uma peça de tecnologia que está disponível e utilizável por todas as pessoas, sejam quais forem suas habilidades: educação, idade, idioma, localização, conexão de rede, dispositivos etc.

Pense grande: Se você está expandindo seu público, você está aumentando seu impacto.

Marketing na Era Digital
Ana Carolina Del Vigna Missé
Ana Carolina Del Vigna Missé Seguir

Formada em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi.

Ler conteúdo completo
Indicados para você