Sites, aplicativos e campanhas de marketing se tornam mais assertivos quando baseados em planejamento. Iniciar qualquer projeto com uma pesquisa para definição de objetivos e personas faz toda diferença nos resultados finais e também nos gastos ao longo da implementação.
“Será que estamos conseguindo nos comunicar com essas pessoas?” Essa pergunta deve permear todo processo de criação e implementação de qualquer estratégia de marketing em ambiente digital.
Porém, quando falamos de incluir personas com diferentes limitações no planejamento, percebemos a grande lacuna que existe hoje na internet.
Descrição de imagem, hiperlinks utilizados de forma inteligente, tamanhos de fonte, contrastes, linguagem de texto, entre outros, fazem toda diferença na experiência do usuário.
Ainda temos um longo caminho para percorrer até chegar ao ideal, mas, pensar e estruturar conteúdos acessíveis para todos evita possíveis penalidades e grandes ajustes após projeto finalizado.
Afinal, quanto mais pessoas aptas para navegar, entender e desfrutar dos conteúdos, mais alcance terá a comunicação, maior será o retorno de investimento para a empresa e mais justa a internet.
-
imagem: rawpixel.com