Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Análise Swot para CPF e CNPJ

Análise Swot para CPF e CNPJ
Fernanda Cristine Meneghetti Barbosa
mar. 31 - 3 min de leitura
000

Em um mundo globalizado, altamente competitivo, e com uma velocidade tecnológica cada vez mais atuante, o autoconhecimento se torna uma necessidade fundamental para se obter tanto o crescimento como a sobrevivência no mercado.

Foi no curso de Administração, na aula de marketing que conheci uma ferramenta que sempre me ajudou muito tanto nas empresas em que trabalhei, como também na minha vida profissional, afinal no meu caso sou:  mãe, esposa, filha, irmã, neta, prima, profissional de administração e marketing, que prestou serviço em algumas empresas elaborando estratégias de marketing para a venda de seus produtos e serviços. E para cada parte do meu CPF, e dos CNPJS que trabalhei, essa ferramenta me ajudou muito em obter clareza para a tomada de decisões estratégicas extremamente importantes pra mim em cada momento da minha vida, a Analise Swot.

Mas afinal, o que é a ANÁLISE SWOT ?

A análise Swot, é uma ferramenta que permite pessoas ou organizações identificar através da análise dos ambientes internos, suas forças e fraquezas, e com a análise do ambiente externo,  suas oportunidades e ameaças. Desta análise surge uma matriz, a Matriz Swot, também conhecida por matriz FOFA.

  • S = Strengths ou forças = aqui deve constar os pontos fortes, as vantagens que você / sua empresa tem em relação aos concorrentes, e também o que os outros acham que você / o que sua empresa tem  de especial.
  • W = Weaknesses ou fraquezas = o que eu/ empresa posso melhorar ? o que os outros fazem que eu ainda não estou fazendo ? o que os outros acham que eu não tenho ?
  • O = Opportunities ou oportunidades = quais são os fatores externos que influenciam positivamente você / sua empresa, e quais tendências que eu posso agregar á mim ou ao meu negócio.
  • T =  Threats ou ameaças = quais fatores externos pode te prejudicar ou prejudicar a sua empresa ? O que o seu concorrente faz que pode ser uma ameaça para você / sua empresa ?

O objetivo da matriz é usar todas as forças para aproveitar as oportunidades, e combater ameaças, e também minimizar as fraquezas para não perder oportunidades e não se perder com as ameaças.

Desta forma, a matriz Swot ajuda no desenvolvimento pessoal, a você identificar os seus pontos fortes, os pontos fracos que você precisa melhorar como pessoa, e também como profissional,  por exemplo: quais são os seus pontos fortes que devem ser destacados em uma entrevista de emprego, quais são os seus pontos fracos que você precisa dar mais atenção para melhorar e deixar de ser um ponto fraco, para assim estar mais abertos a oportunidades no seu mercado de atuação, para não se perder nas ameaças ?

E da mesma forma a análise serve para a avaliação de um produto, serviço, uma equipe, permitindo uma análise de forma mais clara,  preparando a empresa para possíveis situações futuras e na tomada de decisões importantes, antecipando momentos, tendências, conseguindo assim mais agilidade.

 

Atribuição da Imagem da capa: 

<a href='https://br.freepik.com/vetores/desenho-animado'>Desenho animado vetor criado por vectorjuice - br.freepik.com</a>


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você