Peter Druker dizia que "o propósito do Marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem que o produto ou serviço se venda sozinho".
Entender o consumidor é compreender suas necessidades, seus desejos e demandas, o que nos ajuda a desenvolver e conceitualizar melhor nossos produtos e serviços, de acordo com as reais necessidades e demandas dos consumidores.
Dentro deste cenário, uma das principais ferramentas de Marketing que pode ser utilizada é a análise SWOT.
Esta metodologia permite que sejam verificados os fatores internos e externos ao negócio. Analisando os fatores internos ao negócio é possível compreender as forças e fraquezas do seu produto ou serviço, seus pontos fortes, aquilo que o diferencia da concorrência e pode ser utilizado na estratégia do Mix de Marketing (os 4P's, Produto, Preço, Praça e Promoção/Comunicação).
Avaliar o que é seu negócio e a percepção que os outros têm sobre seus produtos e serviços ajudam a comunicar melhor suas estratégias. Através deste entendimento será possível utilizar estratégias que diferenciem seu negócio e o preparem para atuar considerando o micro-ambiente do negócio (o ambiente interno da empresa, seus seus fornecedores e clientes).
Após esta análise podemos partir o olhar para os fatores externos, analisando oportunidades e ameaças vindas do ambiente externo e da concorrência. Nesta avaliação é possível encontrar oportunidades de melhorias nos seus produtos e serviços, a partir da visão do que está sendo oferecido pela concorrência, e entender quais são seus pontos fracos, o que pode ser uma ameaça ao seu negócio se não houver uma mudança de estratégia, posicionamento ou perfil.
É importante também considerar o macro-ambiente nesta análise, levando em conta os fatores externos que não podem ser controlados por você mas que podem impactar de maneira positiva ou negativa o seu negócio.
A análise SWOT deve ser feita com frequência, pois cada vez mais os cenários mudam rapidamente, e através dela será possível fazer correções de rota e de estratégia eficazes e assertivas.