Na internet, assim como no mundo todo, é comum encontrarmos novidades que não são tão inéditas assim. Um dos exemplos disso são os blog colaborativos, que vem conquistando espaço na web nos últimos anos. Já ouviu falar deles?
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Pois saiba que muito provavelmente você já leu algo escrito em um blog colaborativo, ou talvez até já escreveu em um, mas sem notar que estava nesta plataforma. Hoje eu vou te contar um pouco mais dela e como você pode utilizá-la com sucesso. Confira!
A evolução do blog
Ter um blog é um desejo de muitas pessoas, mas nem todos conseguem mantê-lo da maneira que gostariam. Isso faz com que acabem desistindo da ideia de manter um espaço como esse na internet.
Talvez você já tenha se identificado com a dificuldade de se inspirar e escrever um post, ou mesmo de manter uma boa periodicidade nas publicações. Seja qual for o empecilho, é inegável que manter um blog nem sempre é tão fácil. Isso vale não apenas para uma pessoa: empresas que querem ter esse tipo de iniciativa podem sofrer desses males também.
Há muito tempo os blogs são uma das principais formas de difundir opiniões, informações e pensamentos dentro da internet. Desde que ela foi criada, uma quantidade incontável de páginas desse tipo surgem todos os dias, falando sobre os mais variados assuntos.
Mas como fazer com que a vontade de se expressar seja maior do que os obstáculos encontrados durante o caminho? Se você pensou em um blog colaborativo, acertou!
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Encontrar pessoas que tenham os mesmos interesses e vontades que você é um dos pilares da internet. Era assim nos fóruns, nas antigas comunidades do Orkut e atualmente nos blog colaborativos e comunidades. Uma ideia que já é conhecida há muitos anos, mas que recentemente ganhou nova roupagem e se adequou ao comportamento atual.
Como manter um blog colaborativo
Reunir usuários que tenham afinidade com o tema do seu blog e disponibilidade para escrever, mesmo que nem sempre, é apenas o primeiro passo para começar esse projeto.
Um bom planejamento vai ajudar na produção e publicação dos posts, nos convites para aumentar as leituras e nas contribuições para manter esse espaço vivo e atualizado.
Ter um blog colaborativo significa que você estará em um espaço onde várias pessoas trazem novas ideias, assuntos e sugestões constantemente. Essa troca de experiência é um dos principais fatores para que esta plataforma se fortaleça e se torne uma boa estratégia de marketing digital para uma empresa.
Páginas que são mantidas por apenas um usuário podem correr o risco de perderem a criatividade e se tornarem pouco atrativas com o tempo. Esse é um elemento que passa longe dos blogs colaborativos, pois nestes espaços a troca de informações fomenta novas discussões e torna o ambiente mais interessante e atraente para novos integrantes da comunidade de seguidores.
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Para você que está pensando em iniciar um blog colaborativo, mas ainda não sabe por onde começar, eu separei as 5 dicas que você precisa saber para iniciar:
Escolha a plataforma
Esse item é super importante, pois pode influenciar diretamente no sucesso do seu projeto. Nessa hora deve-se levar em conta as possibilidades que a opção escolhida oferece.
Uma boa alternativa é a duopana, que oferece uma plataforma completa, intuitiva e com recursos incríveis que possibilitam o crescimento do seu projeto colaborativo.
Convide outros autores
Esta etapa pode ser definida como o coração do seu blog colaborativo. Uma boa alternativa é convidar especialistas da sua área para colaborar com o blog, mas esse não é o único caminho.
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Preste atenção ao comportamento dos leitores e convide aqueles que mais comentam e curtem as postagens para escrever também. Além de ser uma ótima medida para o blog, você demonstra que está se dedicando à comunidade de leitores.
Faça um planejamento
Tudo bem que no começo as coisas podem demorar um pouco para que tudo funcione como o desejado, mas com um planejamento adequado isso fica bem mais fácil.
Organize datas de publicação, ideias de posts e tente encaixar numa rotina que fique boa para os outros autores. Assim você consegue manter a página sempre movimentada e sem sobrecarregar ninguém.
Ouça o feedback
Um blog colaborativo é um organismo vivo que está em constante mutação. Não hesite em testar novos formatos de publicações, mudar a agenda ou criar uma abordagem diferente com a comunidade de leitores.
Mesmo que nem todas as ideias sejam um sucesso, pelo menos uma lição é aprendida e mais um erro no futuro poderá ser evitado.
Escreva, crie, invente. Produza sempre!
Nem sempre é possível produzir um conteúdo perfeito, mas infelizmente isso faz parte da caminhada. Claro que devemos tentar manter um padrão de qualidade nas publicações, mas isso não quer dizer que apenas aquelas que estiverem nota dez devem ser publicadas; considere as 9 e 8 também.
Diversas músicas de sucesso nem sempre saem como o compositor queria, mas isso não as impede de virarem hits. Por que o mesmo princípio não pode ser aplicado ao seu blog?
Blogs colaborativos para empresas
Durante o texto eu falei também sobre como essa plataforma pode ser uma boa solução para as empresas. Agora eu vou explicar o porquê.
Muitas marcas quando criam conteúdo para a internet, sites ou redes sociais, acabam não interagindo da melhor maneira com o público. Geralmente a comunidade de fãs da marca acaba encontrando outros lugares para debater os assuntos relacionados à ela, longe da própria empresa.
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Um blog colaborativo é um ambiente controlado pela marca, mas que dá o espaço para que os integrantes da comunidade da empresa se manifestem e discutam sobre os temas mais pertinentes ao seu universo. Além de se aproximar desse público, o conteúdo criado pela comunidade surge como uma resposta para a dificuldade enfrentada pela empresa em produzir material para a internet.
Sendo uma empresa, influenciador digital ou mesmo um entusiasta em algum assunto, os blogs colaborativos preenchem uma lacuna para quem quer escrever sobre um determinado tema, mas não encontra o que precisa nas opções tradicionais.
Seguindo as dicas que eu passei, tenho certeza que será mais fácil manter um blog com conteúdo relevante e incrementar a sua estratégia de marketing. A partir de agora é colocar as mãos na massa e começar a produzir!
Para conferir mais de perto e ver como funciona a colaboração entre usuários continue navegando no Marketing de Engajamento.