“Temos que fazer Mobile”
“Temos que estar no Instagram”
Quem nunca ouviu isso antes? O Rafael Kiso em seu curso “Marketing na Era Digital” retrata muito bem a confusão recorrente na área. Ele também esclarece com maestria a diferença entre Plataforma Digitais e Estratégias.
Detalho a seguir um pouco do conteúdo que Kiso compartilhou, focado nas ferramentas:
Redes Sociais VS Mídias Sociais
O Facebook e o Instagram, por exemplo, não são redes sociais e sim plataformas onde as redes sociais se formam. Ou seja, as redes sociais existiam antes mesmo da tecnologia. Uma analogia interessante para se pensar é nas comunidades. Elas sempre existiram, antes mesmo do Orkut, onde jovens se reuniam por afinidades e gostos.
O que são mídias?
São as fotos, vídeos e textos. Ou seja, objetos digitais que usamos para trafegar dentro das plataformas.
O que são veículos de mídia?
Antes da internet, a televisão, rádio, jornais e outros eram os veículos de mídia. Hoje, é interessante pensarmos que nós usuários também somos veículos de mídias das atuais plataformas digitais. Um ótimo exemplo, é quando compartilhamos com nossos amigos um conteúdo que gostamos e nos identificamos em nossos perfis.
Agora que já falamos um pouco das ferramentas, vamos focar nas estratégias, que são caminhos que podemos usar para chegar a um resultado. As combinações podem ser várias, e cada uma delas dentro das diversas ferramentas como Google, Facebook, RD Station, Blog e etc.
Exemplos de Estratégias Digitais:
- Presença de Marca
- Marketing de Conteúdo
- Marketing de Afiliados
- Marketing de Influência
- Omnichannel
- Crosschannel
- E-mail Marketing
- Mobile Marketing
- Inbound Marketing
- Social Ads
- SMM + SMO
- SEM + SEO