O Mapa da Empatia é uma importante ferramenta do marketing para estudar a persona, seus interesses e comportamento.
Responder as perguntas:
- O que sente,
- Como pensa,
- O que escuta,
- O que vê,
- O que ouve,
- Como se veste,
- Onde frequenta,
- O que gosta,
- O que fala e faz,
- Quais são seus medos, sonhos, desejos, frustrações, dificuldades e necessidades… enfim, é conhecer de verdade uma pessoa!
- Quantas pessoas do seu convívio você pode dizer que conhece com este grau de intimidade?
A única forma de conseguir tantas informações é com muita pesquisa e relacionamento.
Se colocar no lugar do outro para tentar prever comportamentos é um exercício de empatia.
A empatia só é possível por causa dos neurônios espelho, um grupo de neurônios localizados no córtex frontal, que são ativados principalmente com a visão. Em outras palavras: VEJA SEU CLIENTE!
Se quiser se conectar com ele e conhecer suas necessidades, observe seu público. Não como números e métricas, mas como pessoas.
Dani Toniete