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Como fazer o post perfeito para cada rede social?

Como fazer o post perfeito para cada rede social?

Tão importante quanto o que será dito, é a forma como você irá falar com o seu público. Além de adaptar a linguagem, é necessário compreender como cada canal de comunicação na internet funciona, qual a abordagem que mais se encaixa nele e qual vai de encontro com o que você precisa falar.

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Entender isso pode ser a diferença entre uma campanha ter um bom retorno ou não, pois muitas ideias acabam dando errado na hora da execução por um descuido na relação entre mensagem (conteúdo) e canal.

Você sabe como encaixar o seu conteúdo no formato certo de cada rede social? Se ainda tem dúvidas ou deseja aprender ainda mais sobre este tema, leia este artigo até o fim.

O que e onde?

A criação dos stories (e suas variações) acabou impactando fortemente a produção de conteúdo para as redes sociais. Aquilo que seria publicado no feed passou a ser reservado para a visualização rápida e efêmera dessa ferramenta.

Se na timeline postamos o conteúdo mais conceitual e que poderá ser visto e revisto diversas vezes depois, reservamos os stories para a comunicação mais rápida com os seguidores. Isso fez com que eles se tornassem perfeitos para discutir o assunto do momento e dar o recado na hora.

Isso fez com que todos os antigos planejamentos para publicações nas redes sociais tivessem que ser atualizados. Hoje em dia é impossível pensar qualquer estratégia sem levar em conta os stories e derivados em todas as plataformas.

Estratégia + ferramentas

Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, TikTok, etc. São várias redes sociais e para ter um planejamento de comunicação completo e eficiente é preciso levar em conta todas elas na hora de decidir como uma ação será feita.

Mais do que isso, não se pode esquecer que cada uma delas possui ferramentas únicas e que cada uma irá atingir o público de maneiras diferentes.

LEIA MAISEntenda a diferença entre o engajamento na comunidade e nas redes sociais

Vamos imaginar que você irá criar uma nova campanha de marketing digital para uma marca. Na hora de sentar para desenvolver o que será feito você terá um cenário muito parecido com esse daqui:

  • Stories (Instagram, Facebook, WhatsApp) e Fleets (Twitter)

  • Posts no Facebook em diversos formatos (foto, texto, vídeo, gif, etc)

  • Playlists no YouTube

  • Tweets e threads no Twitter

  • Posts e artigos no LinkedIn

  • Comunidades online

  • Desafios e ações no TikTok

  • Eventos em sites como o Sympla

  • Demais plataformas onde você pode alcançar seu público

Além disso tudo, uma boa estratégia requer que as "capas" das redes sociais sejam substituídas a cada nova ação, o que aumenta a complexidade e o desafio do planejamento.

O erro que você deve evitar

Por mais tentador que seja, usar uma única forma de comunicação para todas as redes sociais é algo que deve ser sempre evitado. Um tweet com 280 caracteres não vai funcionar da mesma forma se for postado no LinkedIn, assim como um vídeo de 15 segundos tem um impacto no Instagram e outro completamente diferente no YouTube.

Por exemplo, se você produz um vídeo para sua campanha no Instagram, ele vai ter que ser finalizado no formato quadrado (1:1) no feed, com duração de até um minuto e com legenda. No Stories, o vídeo terá que ter o formato vertical (9:16), com duração de até 15 segundos e pode aproveitar melhor o recurso de áudio.

Porém, existe uma solução que funciona muito bem e te ajuda na hora de produzir conteúdo para as redes sociais.

Adaptar uma ação levando em conta o contexto de cada ambiente é uma ótima ideia para quem quer estar sempre presente nas plataformas e não consegue produzir muitos posts por dia.

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Um print de um tweet irá funcionar muito bem no Instagram, um texto do LinkedIn pode ser dividido em vários tweets em uma thread no Twitter e um vídeo grande pode ser cortado para caber no feed das redes sociais.

Isso vai te poupar de muito trabalho e permitirá criar muito conteúdo todos os dias, alimentando a sua presença na internet e garantindo um contato próximo com seu público.

Cuide de tudo

Além da mensagem e do formato, algumas outras questões são importantes para ter um bom alcance nas redes sociais. Procure verificar qual o melhor horário de postagem, quais publicações resultaram em mais engajamento e sempre busque ser criativo e utilizar as ferramentas disponíveis em cada plataforma.

A combinação de todos esses cuidados vai trazer um retorno muito melhor e será mais interessante para o seu público — e também para a sua campanha.

Não se esqueça de sempre fazer uma avaliação sobre os posts e verificar quais estão dando mais resultado e onde é possível melhorar. A atuação nas redes sociais só dá certo quando há mensuração, renovação nas ideias, muita criatividade e empenho.


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Marketing na Era Digital
Luciano Kalil
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CEO - Duopana - Plataforma para você criar comunidades e ambientes colaborativos de produção de conteúdo.

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